Comitiva de agricultores de Mandirituba participou da maior feira de horticultura da América Latina, vivenciando inovações tecnológicas e soluções sustentáveis para o setor agrícola
A prefeitura de Mandirituba, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com a Sebrae, levou um grupo de agricultores para a 30ª edição da Hortitec, que é considerada a maior feira de horticultura da América Latina. O evento ocorreu entre os dias 25 a 27 de junho em Holambra (SP), reunindo mais de 520 empresas expositoras, cerca de 32 mil visitantes e movimentando R$ 600 milhões em negócios
Focada em inovação, sustentabilidade e agricultura de precisão, a edição de 2025 apresentou tecnologias como estufas inteligentes, sistemas automatizados de fertirrigação, sementes de alto rendimento, soluções para hidroponia e alternativas biológicas ao uso de defensivos químicos.
Como parte do compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural, a prefeitura custeou o transporte e a hospedagem dos participantes, proporcionando uma experiência rica em aprendizado, troca de conhecimentos e contato direto com as tendências do setor.
Segundo Adalberto, agricultor da localidade de Quatro Pinheiros e produtor de morango há 10 anos, a participação foi enriquecedora. “Parabenizo os organizadores pelo excelente nível deste evento. Participar deste evento nos colocou em contato com as tecnologias mais recentes”, destacou.
A engenheira agrônoma Michele, da localidade de Espigão das Antas, também destacou a importância da iniciativa. “Foi muito boa para conhecer as empresas, tecnologias e levar essas informações aos produtores atendidos na região”, enfatizou
Pedro Ivankio, também participante da comitiva, reforçou o agradecimento à gestão. “Foi uma oportunidade de conhecer novos produtos e novas tecnologias. Foi um grande investimento da Prefeitura a todos nós”, comentou.
Outros agricultores também relataram que ficaram impressionados com as soluções em sementes e germinação, bombas de fertirrigação automatizadas via celular e novas tecnologias para controle biológico de pragas. “A Prefeitura está melhorando a cada dia, trazendo projetos e oportunidades para os produtores agrícolas. É gratificante ver esse investimento em conhecimento, com certeza refletirá na qualidade das nossas produções”, comentou uma das participantes.