Além da capacitação sobre o novo material didático, evento no Teatro Municipal foi palco do anúncio histórico de recomposição salarial dos professores da rede municipal
Os professores da rede municipal de Mandirituba participaram de um importante curso de formação promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com os educadores da Editora Soluções Moderna, do Sistema de Ensino Set Brasil. Realizado no Teatro Municipal Joana Palu, o encontro teve como foco capacitar os docentes para o uso das novas apostilas adotadas nas escolas do município, tornando o ensino mais dinâmico e eficiente.
A secretária de Educação, Josselei da Cruz Sendeski, destacou que o encontro representa mais um avanço no compromisso da gestão com o futuro das crianças. “Capacitar os professores é essencial para garantir um ensino mais efetivo e significativo”, enfatiza.
A formação, no entanto, foi além do conteúdo pedagógico. A grande surpresa do evento foi o anúncio feito pelo prefeito Felipe Machado e pelo vice-prefeito Guilherme Gelatti: A recomposição do Plano de Cargos e Salários (PCS) dos professores municipais. A defasagem acumulada, superior a 30%, começará a ser corrigida de forma gradativa a partir de maio, com reajustes mensais de 12,5% distribuídos em oito parcelas até dezembro. “Sabemos do valor de cada educador e da responsabilidade que carregam todos os dias dentro da sala de aula. Corrigir essa defasagem é uma questão de justiça e reconhecimento. Hoje damos início a esse processo com muita seriedade e respeito ao trabalho dos nossos professores”, afirmou o prefeito Felipe Machado.
A vereadora Brenda Carolina Lecheta destacou o simbolismo do momento. “Depois de oito anos sem reajuste, o prefeito Felipe Machado mostra compromisso real com a educação. Valorizar os professores é valorizar o futuro”, ressalta.
A professora Elis Regina de Oliveira Fonseca elogiou o conteúdo das oficinas e palestras, mas enfatizou que a valorização também passa pelo reconhecimento financeiro. “Muito se fala sobre o apagão na educação, causado por desgastes emocionais, salas cheias e baixos salários. Receber essa notícia hoje é uma vitória. Nos dá força para continuar e esperança de dias melhores”, destaca.
O vice-prefeito Guilherme Gelatti reforçou que este é um compromisso assumido pela atual gestão. “Essa é uma conquista aguardada há anos e hoje damos o primeiro passo para corrigir essa defasagem. É um dia que entra para a história de Mandirituba”, afirma.