Primeiro mutirão será de 10 a 14 de março e vai contar com o apoio do Exército Brasileiro, por meio do 15º GAC AP
Uma reunião no Departamento de Vigilância em Saúde, na última semana, a prefeitura da Lapa confirmou a adoção de estratégias para a realização de mutirões de conscientização e limpeza visando o combate a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O primeiro mutirão acontece de 10 a 14 de março e vai contar com o apoio do Exército Brasileiro, por meio do 15º GAC AP.
Recentemente, equipes de agentes de endemias fizeram a instalação de 95 armadilhas em pontos estratégicos da cidade. Os dispositivos servem para as equipes monitorarem as regiões com maior incidência de larvas e mosquitos.
De acordo com a municipalidade, o mapeamento é fundamental para definir as prioridades nas primeiras ações. “Durante o mutirão a Vigilância conta com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde, da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e do Departamento de Urbanismo”, informou.
Durante o primeiro mutirão os profissionais vão levar orientação, material educativo e solicitar que a população proceda com a retirada de resíduos como galhos, podas, restos de madeiras, móveis velhos, garrafas pets e material reciclável. Em seguida o Departamento de Urbanismo realiza a retirada dos materiais para a correta destinação.
Boletim – A última atualização do informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) sinaliza que no atual ciclo, a Lapa registrou nove notificações com cinco casos descartados e outros quatro ainda suspeitos.