Paróquia Nossa Senhora das Graças agora conta com novo espaço destinado aos atendimentos da secretaria paroquial. Na Igreja Matriz, novidades são os relógios e automação do sino, que agora toca de hora em hora
A comunidade católica de Piên vivenciou, nesta semana, dois fatos marcantes para a história da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Foram inaugurados a nova secretaria paroquial e os novos relógios na Igreja Matriz, além da automação dos sinos no local.
No início da semana, os paroquianos acompanharam a entrega da obra da nova secretaria paroquial, em anexo à casa paroquial, que está com a construção em andamento. O espaço amplo comporta salas de espera, para atendimento, reuniões, cozinha e banheiro.
Segundo padre Thiago Zella Hoffmann, pároco de Piên, a edificação de uma nova secretaria era uma demanda de alguns anos. “Quando fui nomeado padre para a paróquia de Piên, Dom Francisco, então bispo da Diocese de São José dos Pinhais, pediu que fosse construída no decorrer da caminhada uma nova casa paroquial, pois a existente já tinha vários anos e tinha passado por várias mudanças, conforme a necessidade de cada tempo e padre, com isso estava numa situação que, segundo foi avaliado, não valia a pena restaurar. A secretaria paroquial, desde a fundação da paróquia, nunca teve um lugar construído para esse fim, sempre passou por lugares diferentes e, por fim, estava situação no centro catequético da comunidade da Matriz”, lembra.
As obras, segundo o pároco, foram idealizadas após conversa com a comunidade, sendo acordada a demolição da antiga casa paroquial, para ceder espaço a nova casa paroquial e secretaria paroquial. “Em 13 de março de 2023 foi feita a demolição e de lá, até 13 de janeiro de 2025, foi trabalhado para serem construídas ambas as obras. Nesta semana, tivemos a alegria de celebrar a missa na Matriz em ação de graças pelas doações e trabalho realizado, com o fim de construir a nova estrutura. Após a missa, foi feita a benção e inauguração do espaço construído, motivo de grande alegria da comunidade paroquial”, conta.
Padre Thiago entalece que os recursos da construção foram fruto de doação e da partilha do dízimo, agradecendo a todos que contribuíram para a obra. “Enfim, seguimos com os trabalhos na casa paroquial, que está entrando em fase de acabamento. Continuamos contando com as orações e as doações para dar seguimento nesta obra”, complementa.
Outro momento especial para os pienenses foi a entrega dos novos relógios e automação dos sinos da Igreja Matriz. A medida foi idealizada considerando que o sino presente na estrutura é manual e não havia quem pudesse estar tocando.
Agora, com a aquisição dos três novos relógios e do sino digital, um sistema contando com martelo e sensores, permitem que ele seja tocado conforme programado. O investimento foi de cerca de R$ 45 mil e também contou com a colaboração dos paroquianos.
Segundo o seminarista e idealizados do projeto para automação dos sinos, Emerson Mendes, o sino digital permite que sejam colocadas canções e melodias conforme programado no próprio sistema. Porém, o badalar permanece com o toque do equipamento original. “Agora, toca a partir das 6 horas até as 22 horas, com a oração do Angelus ao meio-dia e às 18 horas com a Ave Maria. O sino toca de hora em hora e a cada meia hora dá uma batida”, detalha.
Mendes cinta que os fiéis acolheram com carinho a novidade. “A comunidade ficou satisfeita com a melhoria pois a Matriz é um cartão postal da cidade”, completa.
Em breve será divulgado um vídeo para explicar a diferença dos toques do sino, com as melodias para missa, fúnebre, festivos e outros.