sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Avô faz caminhada até a Lapa em cumprimento de promessa

Laurinho e Pedrinho, com João e seus pais Ederson e Cristiane compartilham sobre a promessa. Foto: Arquivo/O Regional
Laurinho e Pedrinho, com João e seus pais Ederson e Cristiane. Foto: Arquivo/O Regional
Laurinho Cordeiro dos Santos percorreu mais de 80 quilômetros de Piên até o Parque do Monge para cumprir promessa que fez quando disseram que seu neto não iria falar

Uma história de amor, fé e superação é como pode ser descrita a atitude de um avô pienense pelo seu neto. Ele percorreu mais de 80 quilômetros até a cidade da Lapa para cumprir uma promessa. Laurentino Cordeiro dos Santos, mais conhecido em Piên como Laurinho, de 63 anos, é o protagonista desta jornada que teve um motivo nobre, para que seu neto pudesse falar.

Tudo começou há alguns anos quando o neto, João Francisco, foi diagnosticado com autismo. A mãe do menino, Cristiane Peres dos Santos, relata que quando ele tinha dois anos de idade, a tia dele, que é psicóloga, alertou os pais sobre o fato de João não ter alguma interação verbal. Ao buscarem tratamento, foram a um neuropediatra e veio o diagnóstico do autismo.

Em meio a tantos desafios, ela conta que a partir daí começaram a buscar tratamento para o menino. “Começamos a buscar fonoaudiólogos, a gente não conseguia e ouvimos muitos nãos”, relata, dizendo que chegaram a ouvir que João jamais iria falar e que teriam que aprender a se comunicar com ele de alguma outra forma. “Depois de seis meses de espera conseguiram uma fonoaudióloga que atendeu ele até pouco tempo atrás”, conta a mãe.

Porém, entre os nãos e as incertezas, o avô Laurinho fez o pedido em favor do neto. “Fui fazer minhas orações que sempre faço de manhã e fiz uma promessa e, já no segundo ou terceiro dia, a gente recebeu a graça, que ele começou a falar”, diz o avô.

Então no último final de semana ele foi cumprir sua promessa. “O cansaço e as dores não me fizeram chorar, mas a emoção da primeira palavra dele me fez chorar”, conta. Ele relata que a primeira palavra que o menino disse foi ‘batata’ ao ver a avó Vera Peres dos Santos descascando batatas. “No outro dia, quando eu estava saindo para o mercado comprar algumas coisas, ele falou: uma carninha de porco também”, lembra o avô. E a partir daí vieram muitas outras palavras e frases.

Cristiane descreve que vê muito amor no gesto de seu pai, devido a idade e problemas nas pernas. “Foi muito emocionante quando a gente chegou ali pra pegar ele e ele olhou pra mim e disse: minha missão está cumprida”, destaca.

O pai do menino, Ederson Aires, conta que foi uma alegria sem tamanho quando começou a ouvir seu filho falar e que se expressar ajudou ele a ficar mais calmo. “A gente tem a fé que Deus vai estar sempre ao lado da gente e temos que ter fé que as coisas vão melhorar”, destaca. “Gratidão a Deus e à fé do sogro”, enfatiza. João já tem agora oito anos.

A jornada

O cumprimento da promessa, ir caminhando de Piên até o Gruta do Monge, no Parque Estadual do Monge, na Lapa, não foi solitária para Laurinho. Ele foi acompanhado do amigo de muitos anos Pedro de Oliveira Mendes, o Pedrinho. A aventura durou dois dias, percorrendo localidades de Piên, Quitandinha e Lapa. Pedrinho fala que não foi uma caminhada fácil, com muitos desafios, mas que no final deu tudo certo. “Eu fiz essa caminhada pela amizade que a gente tem e pelo João”, relata. Eles agradecem as pessoas que os ajudaram e apoiaram na jornada.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email