Reunião realizada em Rio Negro nesta semana definiu a manutenção da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná – Amsulep e ao mesmo tempo foi eleita para o período de um ano a nova diretoria da entidade. A associação congrega dez cidades da região e tem o desafio de contribuir no desenvolvimento e geração de emprego e renda local. No entanto, tem sido praticamente nula as ações nos últimos anos.
O desafio é tirar do papel e dos discursos as demandas dos municípios e torná-las concretas em benefício da população. O prefeito de Piên, Gilberto Dranka, foi eleito o novo presidente da Amsulep e aponta o projeto da Patrulha Rural como uma alternativa de trabalho conjunto dos municípios. Seria o primeiro passo para por em prática uma ação coletiva através da associação.
O prefeito de Quitandinha, Márcio Rato, acredita que é possível dar ânimo na Amsulep e planejar parcerias em setores como saúde, segurança e manutenção de estradas. “Todos temos necessidades comuns nessas áreas”, avalia. Para o prefeito de Contenda, Carlão Stabach, os prefeitos da região mantêm uma harmonia já não vista em outras associações e isso é fator positivo visando o fortalecimento da entidade. “Vamos aproveitar essa relação em benefício das nossas cidades”, disse.
Além do prefeito Gilberto Dranka na presidência, a Amsulep tem o prefeito de Rio Negro, Milton Paizanni, na vice-presidência, e de Tijucas do Sul, Altair Gringo, na secretaria. Atualmente cada prefeitura recolhe 1,8 mil reais anuais para o caixa da associação, que mantém dois funcionários e um veículo.