Governador Ratinho Junior e o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, anunciaram a integração temporal de linhas do transporte metropolitano a partir da próxima segunda-feira (4). Com o benefício, usuários que utilizam o cartão Metrocard têm até 2h30 para trocar de linha no Terminal Guadalupe sem pagar outra passagem
Uma novidade no transporte coletivo metropolitano foi anunciado pelo governador Ratinho Junior e o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, nesta semana. A partir da próxima segunda-feira (4), as linhas de transporte de Mandirituba passarão a contar com a integração temporal no Terminal Guadalupe, em Curitiba, medida que inclui também a linha Tanguá, de Almirante Tamandaré, ampliando o alcance desse benefício para mais cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Com a medida, os usuários que utilizam o cartão Metrocard terão até 2h30 para trocar de linha no Terminal Guadalupe, no Centro de Curitiba, sem pagar uma nova passagem. Esse tempo de integração permite que o passageiro se desloque entre linhas e municípios da RMC, com maior flexibilidade e economia.
O governador enalteceu o impacto positivo da medida para os cidadãos da Região Metropolitana. “Agora, a população poderá descer no Terminal Guadalupe e, se precisar visitar algum parente em outra cidade da RMC ou ir para um hospital, poderá fazer isso sem a necessidade de pagar uma nova passagem. Isso é um alívio no bolso do usuário e um incentivo à mobilidade urbana”, destacou;
Para o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, a expansão desse benefício é vista como uma conquista significativa. “Na gestão do governador Ratinho Junior implantamos a Integração Temporal com o Terminal Guadalupe para todas as cidades do primeiro anel da região metropolitana e agora estamos estendendo para os demais municípios do segundo anel. Isso representa um avanço importante para os usuários do transporte coletivo, oferecendo maior integração e facilidade no deslocamento diário”, afirmou.
Alterações – Com a inclusão de Mandirituba e Almirante Tamandaré na integração temporal, a linha G72-AREIA BRANCA/PRAÇA RUI BARBOSA, de Mandirituba, terá o ponto final alterado para o Terminal Guadalupe, passando a se chamar G72-AREIA BRANCA/GUADALUPE. A Praça Rui Barbosa continuará sendo parte do trajeto, porém agora como um ponto de passagem, não mais o destino final. O ponto da Praça Rui Barbosa passará a ser utilizado pela linha metropolitana B06-GUARAITUBA/GUADALUPE (via T. MARACANÃ – SEMIDIRETO).
As linhas A77-TANGUÁ/PRAÇA 19 e A80-TANGUÁ-V.MARTA/PRAÇA 19, de Almirante Tamandaré, terão o ponto final no Terminal Guadalupe, com novas nomenclaturas: A77-TANGUÁ/GUADALUPE e A80-TANGUÁ-V.MARTA/GUADALUPE. A Praça 19 de Dezembro, em Curitiba, permanece no itinerário, com paradas específicas na Rua Luiz Leão (sentido Guadalupe) e na própria Praça 19 (sentido Almirante Tamandaré).
Adicionalmente, houve o anúncio de mudanças nas linhas B06-GUARAITUBA/GUADALUPE (via T. MARACANÃ – SEMIDIRETO) e B89-GUARAITUBA/GUADALUPE (via MARACANÃ-CABRAL). Ambas terão itinerário estendido até a Praça Rui Barbosa, com a nomenclatura ajustada para B06-GUARAITUBA/RUI BARBOSA (via T. MARACANÃ – SEMIDIRETO) e B89-GUARAITUBA/RUI BARBOSA (via MARACANÃ-CABRAL), finalizando o trajeto na rua Desembargador Westphalen. Após a parada na rraça Rui Barbosa, o passageiro poderá seguir no veículo até o ponto externo do Terminal Guadalupe, na Rua Nilo Cairo, oferecendo mais uma opção de desembarque no centro da capital.
Impacto – Além de Mandirituba e Almirante Tamandaré, a integração temporal, implantada pelo governo estadual em 2022, já abrange os municípios de Colombo, Pinhais, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Araucária, São José dos Pinhais, Campo Largo, Campina Grande do Sul e Quatro Barras, ampliando a conectividade entre as cidades da RMC e oferecendo alternativas de transporte mais econômicas e práticas para a população.