Eleição em Curitiba I
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), que faz a gestão do transporte público metropolitano, informa que haverá ônibus gratuito no domingo para quem precisa se deslocar até Curitiba e votar. Toda a rede de ônibus metropolitano estará circulando sem cobrança de passagem.
Eleição em Curitiba II
Hoje acontece o debate entre os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) na Rede Globo de Televisão, transmitido aqui na região pela RPC – Rede Paranaense de Comunicação. Há uma grande expectativa para a realização desse debate, já que ele praticamente vai encerrar a campanha do segundo turno na capital. Amanhã, também na RPC, será divulgado no telejornal Boa Noite Paraná a última pesquisa eleitoral da disputa em Curitiba.
Transição administrativa
Apenas duas cidades da região vão passar pelo processo de transição política administrativa nesta reta final de ano. São as cidades onde acontecem as mudanças de prefeitos. Em Mandirituba haverá a transição entre a equipe do prefeito Luis Antonio Biscaia e do prefeito eleito Felipe Machado. Já em Rio Negro a transição, um tanto curiosa, é entre o atual prefeito, Professor James Valério e o seu vice-prefeito, Alessandro Cristian Von Linsingen.
Agudos do Sul I
A sessão da câmara de Agudos do Sul da última segunda-feira teve como pauta exclusiva a votação da prestação de contas do poder executivo do exercício de 2020, da então prefeita Luciane Teixeira. Foi votado o projeto de decreto legislativo pela reprovação das contas da prefeitura daquele ano, conforme parecer da comissão de finanças e orçamento que acatou o acórdão da primeira turma do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.
Agudos do Sul II
Em votação nominal e secreta, houve cinco votos pela reprovação do decreto e aprovação da contas e quatro votos pela aprovação do decreto e reprovação das contas. Por se tratar de votação onde era necessário maioria absoluta, o projeto de decreto foi aprovado, ficando assim reprovadas as contas de 2020 da prefeitura. A rejeição das contas deixa Luciane inelegível por oito anos. A ex-prefeita poderá recorrer.
Rio Negro
Em Rio Negro, apesar da dupla Gari da Rádio e Dr. Rodrigo não ter vencido a eleição para a prefeitura, sua chapa de vereadores teve uma ampla vitória, elegendo 8 dos 11 vereadores para a Câmara Municipal a partir de 2025. A região do Lageado elegeu dois vereadores, com Felipe Stafin (PSB) e Landivo Oliveira (PSD). O ex-prefeito da cidade Milton Paizani, fez menção direta a cinco vereadores eleitos, que ele classifica como seus parceiros diretos.