terça-feira, 22
 de 
outubro
 de 
2024

Politicando 11/10/2024

Politicando
Politicando

Eleições

Dos dez municípios da região, oito tiveram seus prefeitos reeleitos. Esse é o maior número de recondução de chefe do executivo da história local, demonstrando que o trabalho foi reconhecido pela maior parte dos eleitores. Em algumas cidades a vantagem foi bastante expressiva, inclusive surpreendendo as expectativas dos próprios grupos políticos participantes.

Mulheres

A presença das mulheres nas câmaras municipais de vereadores será maior a partir da próxima legislatura na região. Destaque para a cidade de Contenda, que terá quatro mulheres ocupando as cadeiras do legislativo a partir de 2025. Em Rio Negro também serão quatro mulheres na câmara de vereadores.

Piên

Com três candidatos na disputa, o prefeito de Piên, Maicon Grosskopf (Rep), teve uma reeleição com alta aprovação nas urnas, principalmente levando em consideração que estavam concorrendo outros dois ex-prefeitos da cidade. Pontos fortes da sua gestão foram as inúmeras obras de infraestrutura.

Rio Negro

A estratégia tomada pelo grupo político da situação não funcionou em Rio Negro. A decisão de tirar o prefeito Professor James (PSD) da disputa e colocar o ex-vereador Gari da Rádio (PSD) não funcionou. Curiosamente, o vice-prefeito Alessandro Von Lisingen (PP), que rompeu com o grupo da situação e foi para a disputa da prefeitura acabou vencendo o pleito. Obviamente teremos mudança na formação do secretariado da cidade a partir do ano que vem.

Campo do Tenente

Em Campo do Tenente, existia uma expectativa de eleição acirrada na disputa pela prefeitura. No entanto, o que aconteceu foi uma vitória expressiva do atual prefeito Weverton Vicentin (UB) contra o vereador Fuscão Quege (PP). O desafio do prefeito reeleito para o próximo mandato é construir o apoio da maioria na câmara de vereadores.

Lapa

O prefeito da Lapa, Diego Ribas (PSD), foi reeleito no último domingo e com uma votação que consagrou sua gestão. Além disso, Diego Ribas entra para a história da cidade já que é o primeiro prefeito reeleito do município. Até hoje, nenhum chefe do poder executivo havia conseguido garantir dois mandatos consecutivos, o que será possível agora com a reeleição do atual prefeito.

Mandirituba

Outra cidade onde o resultado da eleição se deu com uma diferença considerável foi em Mandirituba. O ex-vereador Felipe Machado (PP), que disputou sua segunda eleição para prefeito, obteve a vitória conquistando 67,33% dos votos. Das dez cidades da região, será a única que realmente deve ocorrer uma mudança mais acentuada na administração municipal, já que será um novo grupo na gestão da prefeitura.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email