Novo corredor rodoviário terá 9 quilômetros de extensão e ligará trecho da BR-116 em Curitiba, próximo à Fazenda Rio Grande, com Araucária
Um novo corredor rodoviário que conectará a BR-116, na região Sul da Capital próximo à Fazenda Rio Grande, com a BR-476, em Araucária, que também dá acesso ao Interior do Estado por meio da BR-277, vai beneficiar a Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O governo do Estado autorizou, na última sexta-feira (4), o edital da licitação que vai definir a empresa responsável pela execução da obra, em um investimento previsto de até R$ 394 milhões, com prazo estimado em 30 meses para conclusão após a assinatura da ordem de serviço. O documento está publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (7).
O projeto do novo corredor metropolitano, que é coordenado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), terá aproximadamente nove quilômetros de extensão em pista duplicada. A pavimentação será feita em concreto utilizando a técnica whitetopping, que garante mais durabilidade, resistência a cargas pesadas e menor necessidade de manutenção.
O governador Ratinho Junior destacou que esta é mais uma grande obra estrutural feita que vai ajudar a desafogar o trânsito do atual Contorno Sul de Curitiba. “É uma nova rodovia totalmente duplicada, feita em concreto, com aquilo que há de mais moderno nos Estados Unidos e na Europa, facilitando a ligação de quem chega ao Paraná e precisa ir para outras regiões do Estado, o que vai evitar acidentes e melhorar a vida de quem trabalha e produz”, disse.
Estudos feitos pela Amep estimam que a obra reduzirá em cerca de 30% o fluxo de veículos que atualmente transitam entre a região Sul e o Interior por meio do Contorno Sul de Curitiba. O projeto executivo do novo eixo metropolitano foi concluído em agosto por uma empresa especializada contratada pela Amep ao custo de cerca de R$ 1,3 milhão, prevendo todos os detalhes técnicos necessários para a execução da obra.
A rodovia contará também com ciclovia ao longo de toda a sua extensão e sete obras complementares ao longo do percurso, sendo dois viadutos no cruzamento com os dutos da Traspretro, na Repar I e II, um no cruzamento com a BR-116, um sobre a Estrada Delegado Bruno de Almeida e um sobre a Rua Lídia Camargo Zampieri, além de uma nova ponte sobre o Rio Barigui e uma trincheira sob a Rua Ismael de Almeida.
O presidente da Amep, Gilson Santos, considerou a obra como uma das maiores intervenções dos últimos 30 anos na RMC e promete otimizar o transporte entre Curitiba e o Interior do Estado. “Esta é uma obra de extrema importância para a RMC, mas também para moradores de outras regiões do Estado que atualmente precisam usar o Contorno Sul para deslocamento. Quem está vindo do Sul para o Norte ou vice-versa poderá fazer esse percurso de forma mais rápida, eficiente e segura”, afirmou.
O novo eixo metropolitano que criará uma ligação alternativa entre Curitiba, Fazenda Rio Grande e Araucária com o Interior do Estado é a primeira etapa de um projeto maior que deverá ser ampliado nos próximos anos. O planejamento da Amep prevê que o trecho que conectará o corredor com a BR-116 seja estendido a partir de uma nova ligação rodoviária até a BR-376, principal conexão entre o Paraná e Santa Catarina.
Edital – As propostas das empresas interessadas podem ser encaminhadas até as 14 horas do dia 13 de novembro e a sessão de concorrência eletrônica inicia às 14h15 do mesmo dia. O prazo de execução da obra, coordenada pela Amep, é de 42 meses contados a partir da data de assinatura da ordem de serviço. O edital completo e seus anexos podem ser acessados nos sites www.administracao.pr.gov.br/Compras, www.gov.br/compras/pt-br e www.amep.pr.gov.br.