Pleito eleitoral contará com 2,3 mil mesários voluntários e outros 430 não voluntários trabalhando nas dez cidades do suleste paranaense neste domingo
O primeiro turno das eleições municipais contará com mais de 107 mil mesários atuando em todo o Paraná neste domingo. Deste total, 2,8 mil atuarão nas dez cidades do suleste paranaense, conforme estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os números da região indicam que dos 2,8 mil voluntários que trabalharão nas eleições, 2,3 mil são voluntários e pouco mais de 430 constam como não voluntários. Os mesários, segundo Glossário Eleitoral Brasileiro, são cidadãos, convocados ou voluntários, que trabalham na mesa receptora de votos ou de justificativa eleitoral, quando da realização de uma eleição, tanto no primeiro como no segundo turno do pleito, se houver.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), há uma série de benefícios concedidos àqueles que atuarão no pleito municipal. “Entre as vantagens de ser mesária ou mesário, estão o auxílio alimentação no valor de R$ 60,00, direito a dois dias de folga por cada dia de atuação, horas complementares em cursos universitários e, caso previsto em edital, vantagem de desempate em concursos públicos. No Paraná, quem trabalhar nas eleições também tem direito a meia-entrada”, informa.
O balanço do Tribunal aponta que a cidade com maior número de mesários é Fazenda Rio Grande, com 1.015 pessoas cadastradas, enquanto Campo do Tenente aparece com o menor número, em um total de 77 mesários. Nas eleições municipais de 2021, nas dez cidades locais, foram cerca de 2,4 mil mesários participando, com o maior número de pessoas exercendo a função em Fazenda Rio Grande, com 800.
Para o bom andamento das atividades dos mesários, há um treinamento em período que antecede o primeiro turno. No Paraná, a capacitação teve início no dia 5 de agosto e seguiu até ontem (3).