Em viagem ao Peru, a agência de atração de investimentos do Governo do Estado participou da Expoalimentária, uma das maiores feiras do setor de alimentos e bebidas da América Latina
A Invest Paraná encerrou nesta sexta-feira (27) sua missão internacional ao Peru. Com o objetivo de prospectar negócios no setor de alimentos e bebidas, a agência de atração de investimentos do Governo do Estado promoveu a viagem para participar da feira Expoalimentária, uma das maiores do setor na América Latina. A programação contou com rodadas de negócios, reuniões com investidores internacionais, além de programação especial na Embaixada do Brasil em Lima.
A delegação paranaense, formada por Invest Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Sistema Ocepar, desembarcou no Peru na segunda-feira (23), quando realizou sua primeira reunião com o Prom Peru, órgão que promove exportações, turismo e o investimento empresarial no país. O grupo foi recebido pela presidente do Prom Peru, Claricia Tereza Tirado Dias, e pelo diretor de Promoção das Exportações, Ricardo Limo.
No encontro, foi discutida a possibilidade de ações conjuntas entre Invest Paraná e Prom Peru para fomento da internacionalização de empresas. Também foram prospectadas parcerias voltadas a energias renováveis e ações de promoção ao turismo.
Já na terça-feira (24), o grupo se reuniu com a Pro Inversion, Agência de Promoção de Investimentos Privados, ligada ao Ministério da Economia e Finanças do Peru. A reunião com diretor executivo, Salardi Rodrigues, o diretor de projetos, Guido Velari e o diretor de investimentos, Jorge Valverde, tratou de projetos de parceria público-privada nos setores de Infraestrutura, Energia e para a construção de Parques. No encontro também foi discutida a possibilidade de cooperação bilateral com a Invest Paraná, de modo a estreitar laços entre os dois países e promover ações conjuntas entre as agências.
EMBAIXADA – Ainda nesse dia, o grupo foi convidado a participar do seminário “Oportunidades Comerciais Brasil-Peru no Setor de Alimentos e Bebidas”, na Embaixada do Brasil em Lima. Na ocasião, o embaixador Clemente Baena Soares recebeu a delegação paranaense e destacou a relevância do crescente comércio bilateral entre Brasil e Peru.
O adido agrícola Warley Efrem Campos falou sobre melhoria logística e apresentou ao grupo o projeto de um novo porto no país. O porto Chancay, localizado a cerca de 60 quilômetros de Lima, é fruto de investimento da chinesa Cosco Shipping e da Volcan, do Peru. O porto, que deve ser inaugurado já em 2025, representa um novo caminho para o Brasil chegar ao Pacífico. Ele deverá diminuir o tempo do transporte de cargas entre os países e, por isso, é um atrativo para novos negócios entre Brasil e Peru.
Já o grupo paranaense, apresentou durante o evento as principais vantagens do Estado, especialmente no setor de Alimentos e Bebidas. Giancarlo Rocco, diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, mostrou dados econômicos do Estado e o trabalho da agência de atração de investimentos. Carolina Teodoro, coordenadora de Economia e Mercado da Ocepar, apresentou o potencial das cooperativas paranaenses. Caroline Nascimento, coordenadora do Centro Internacional de Negócios da FIEP PR, falou sobre a indústria paranaense e a liderança do Estado na produção de alimentos.
Também participaram do evento órgãos brasileiros de exportação, a Câmara de Comércio Brasil Peru, além de representantes de supermercados peruanos.
EXPOALIMENTÁRIA – De quarta (25) a sexta-feira (27), a delegação paranaense participou da feira Expoalimentária, com um estande próprio da Invest Paraná no Pavilhão Brasil. A agência representou 12 empresas paranaenses em reuniões e rodadas de negócios com investidores, além de demonstrar os produtos aos visitantes da feira. São elas: Apis Nobre, Bella Giornata, Certano, Coamo, Cooperativa Integrada, Cooperativa Witmarsum, Dr. Peanut, Fecularia Lopes, Moncloa, Ninfa, Papapá e Pinati.
Outros sete produtores que participam do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), da Invest Paraná, também expuseram produtos no espaço “Sociobiodiversidade”. São eles: Rancho Latuf, Erva Mate Paraná, Capeleti Erva Mate, Beeland, Conservas Rosana, Caramelo Lindacir e Embrapa Florestas – Inácio Martins (Farinha de Pinhão).
Segundo o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, a equipe participou de reuniões com investidores não só do Peru, mas de países como Costa Rica, Panamá, Chile, Argentina, Canadá e Estados Unidos. “O estande do Brasil está lindo. Eu nunca vi uma feira com tanta oportunidade! A gente fez, seguramente, mais de 30 reuniões aqui com potenciais compradores”, avalia Rocco.
O estande do Paraná no pavilhão Brasil foi fruto da parceria entre Invest Paraná e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), responsável pela participação de empresas brasileiras em eventos no exterior. Ângela Pimenta Peres, auditora fiscal do Ministério da Agricultura e uma das responsáveis pelo pavilhão Brasil na Expoalimentária, avalia que o mercado peruano, apesar de apresentar grande potencial, ainda é pouco explorado pelos brasileiros e que, portanto, a Expoalimentária, além de aproximar os empresários desse mercado potencial, é também uma oportunidade de fazer negócios para além da América Latina. “Sem dúvida é uma feira extremamente interessante, e é nessa feira justamente que nós temos a oportunidade de mostrar essa diversidade de produtos que o Brasil tem. Muito além das commodities nós temos produtos de altíssimo valor agregado que a gente poderia estar comercializando aqui neste país”, salienta.
PREMIAÇÃO – O êxito da participação na feira foi comprovado no último dia do evento. A organização da Expoalimentária concedeu ao Brasil o prêmio de Melhor Pavilhão Internacional na edição deste ano.
Essa é a segunda feira internacional que a Invest Paraná participa neste ano em parceria com o Mapa. Em maio, a agência levou uma série de produtos paranaenses para a maior feira de alimentos da América do Norte, a Sial Canadá. Ângela ressalta que, na Expoalimentária, o pavilhão Brasil contou com 34 estandes, totalizando 100 expositores.
A Invest Paraná, responsável por um desses estandes, repetiu os bons resultados apresentados anteriormente na feira Sial, o que colaborou para a conquista do prêmio. “A participação da Invest Paraná foi fundamental para nós”, destaca Ângel. “O balcão da Invest Paraná nos trouxe produtos inovadores, produtos muito interessantes, produtos da Sociobiodiversidade e da Bioeconomia. Então foi muito bacana a participação, que complementou e trouxe uma característica bacana do Brasil que foi aqui mostrada nessa feira”, acrescenta.
Fonte: Agência Estadual de Notícias