Balanço aponta que de janeiro até a última segunda-feira (23), 101 pessoas foram detidas pela Polícia Civil nas cidades Campo do Tenente, Piên, Quitandinha e Rio Negro
Um balanço da Polícia Civil do Paraná (PCPR) indica um aumento de 288% no número de prisões em Rio Negro, Quitandinha, Campo do Tenente e Piên. Entre janeiro e a última segunda-feira (23) foram registradas 101 capturas, enquanto em todo o ano de 2023 ocorreram 26.
As prisões envolvem crimes como violência sexual, roubo e prisões civis. O maior número de ocorrências está relacionado ao tráfico de drogas.
A delegada Maiara Kasmirski, da Delegacia de Polícia Civil de Rio Negro, responsável pelos municípios, aponta que o aumento das ações de repressão contra o comércio de entorpecentes tem refletido positivamente para a população da região. “Junto com a equipe, implementamos uma nova estratégia de trabalho e intensificamos as investigações sobre o tráfico de drogas, que é o causador da maioria dos outros crimes que assolam as cidades. A repressão ao tráfico elevou o número de prisões e reduziu significativamente a ocorrência de outros crimes, como furto, roubo e receptação”, afirma.
A autarquia informou que nos últimos três meses, foram realizadas diversas capturas de pessoas envolvidas com o tráfico, uma delas no mês de junho, em uma ação integrada com a Polícia Militar, quando três pessoas foram presas em flagrante por tráfico e associação criminosa. Com elas, foram apreendidas porções de maconha e crack, além de dinheiro, balança de precisão e celulares.
Outra operação, em julho, desmantelou um laboratório de fabricação de entorpecentes e prendeu quatro pessoas. No local, foram encontrados 1,5 mil comprimidos de ecstasy, R$ 5,8 mil, produtos químicos, matérias-primas e ferramentas para a fabricação da droga.
No mês passado, os policiais apreenderam porções de crack e cocaína, dinheiro, celulares e itens usados para preparar os ilícitos para comercialização, além da detenção de quatro pessoas por tráfico.
A Polícia Civil reforça que a população tem papel fundamental no combate ao crime, por meio de denúncias que podem ser feitas de forma anônima. Os canais são os telefones 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia. Se o crime estiver ocorrendo no momento, a Polícia Militar pode ser acionada pelo 190.