Em série especial das eleições municipais, O Regional traz entrevistas com candidatos às prefeituras da região. Confira a entrevista com Josias Junior (PDT), da Lapa
OR – Prezado candidato, o setor de Saúde sempre possui alta demanda. Quais são as principais propostas para uma constante melhoria nos atendimentos nesta área?
JJ – Vamos trabalhar para promover saúde e cuidar das pessoas. Dentre as principais propostas estão:
– Retomar o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), para garantir especialistas nas unidades de saúde.
– Priorizar saúde mental, com descentralização do atendimento, construção de sede própria para o CAPS, ampliação de consultas e enfrentando da dependência química.
– Aprimorar a parceria com Hospital Regional São Sebastião para ampliar consultas, exames e cirurgias.
– Implantar o Piso Nacional na remuneração base dos profissionais da enfermagem e a jornada de 30 horas semanais para auxiliares, técnicos e enfermeiros.
– Criar o programa de promoção à saúde e prevenção de doenças.
OR – O setor agrícola tem grande importância para os municípios. O que o poder público pode fazer para favorecer esta atividade e promover a melhoria da vida no campo?
JJ – Teremos uma Secretaria de Agricultura e Pecuária atuante, o que já será um diferencial em relação às últimas duas gestões. Ampliar o fornecimento de assistência técnica aos pequenos produtores. Incrementar a feira da agricultura familiar e incentivar que consumidores a prestigiem. Criar o Programa de Aquisição de Alimentos Municipal, garantindo a compra direta de alimentos in natura e processados produzidos no município para atender escolas, CMEIs, UPA, maternidade e outros serviços municipais. Incentivar a criação de agroindústrias. Organizar e incentivar o turismo rural.
OR – A Educação é um dos principais setores de uma administração pública. Na sua opinião, como deve ser a gestão nesta área?
JJ – Para garantir qualidade do ensino e desenvolvimento pleno das crianças, nossas prioridades serão: Revisar o plano de carreira do magistério. Oferecer formação continuada e incentivos à pós-graduação. Criar política de saúde mental para profissionais e trabalhar a inteligência emocional das crianças. Implementar educação ambiental e estabelecer modelo pedagógico próprio para as escolas das comunidades rurais. Melhorar o transporte escolar e viabilizar conexão de internet de qualidade para todas as escolas. Viabilizar recursos para a construção de CMEI’s para atender Mariental e Marafigo.
OR – Se eleito, em que frentes pretende avançar quando o assunto é infraestrutura?
JJ – Na área rural, nossa gestão vai: Criar 4 regionais de manutenção de estradas, pontes e bueiros; Ampliar a frota de máquinas, Atrelar a qualidade dos serviços à carreira e remuneração dos profissionais; implantar sistemas de água nas comunidades não atendidas; planejar e implantar um programa de pavimentação de estradas rurais.
– Para a área urbana, nosso plano é: Construir a sede administrativa da prefeitura; 2 banheiros públicos com fraldário no centro; ampla parceria com proprietários para readequar calçadas; facilitar loteamentos e casas populares; promover regularização fundiária nos bairros; pavimentação no Marafigo, Mariental e substituição de pedras irregulares e paralelepípedos por asfalto.
OR – Cite outras prioridades sobre o que pretende realizar, caso seja eleito.
JJ – Com apoio do Governo Federal, com quem temos uma relação de proximidade, queremos proporcionar à Lapa o reconhecimento que o governo central sempre ficou devendo à importância histórica de nossa cidade. Vamos trabalhar para realizar obras importantes, como a construção de novos CMEIs, unidades de saúde, casas populares e a implantação de um programa de pavimentação de estradas rurais, a começar pela via alternativa à praça de pedágio. Essas ações são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população lapeana, tanto na área urbana quanto rural, fortalecendo os setores de educação, saúde e infraestrutura.