quinta-feira, 21
 de 
novembro
 de 
2024

Projeto ‘Clube do Livro’ é lançado em Piên

Projeto 'Clube do Livro' foi lançado em Piên durante ações do Setembro Amarelo. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Projeto 'Clube do Livro' foi lançado em Piên durante ações do Setembro Amarelo. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Integrando ações de conscientização ao Setembro Amarelo, projeto piloto visa a promoção do diálogo e conscientização sobre saúde mental. Grupo antitabagismo também começou a atuar na cidade

Em uma ação alinhada ao Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde de Piên, em parceria com a Equipe de Saúde da Família (ESF) Campo Novo e o psicólogo Rafael Sallet, deu início ao projeto ‘Clube do Livro – Setembro Amarelo’. A iniciativa reúne alunos do 1º, 2º e 3º ano do Colégio Frederico Guilherme Giese, buscando a promoção do diálogo e da conscientização sobre a saúde mental.

Os encontros acontecem às sextas-feiras durante o mês de setembro, na Biblioteca Pública, no contraturno escolar. Nas atividades, os alunos participam de rodas de conversa em que são discutidos temas abordados no livro ‘A Biblioteca da Meia-Noite’, de Matt Haig, obra que explora questões relacionadas à vida, escolhas e arrependimentos.

Segundo a Secretaria de Saúde, a primeira sessão do grupo, realizada na última sexta-feira (6), foi marcada por um ambiente positivo e por debates enriquecedores. “O projeto, inicialmente piloto, tem a intenção de expandir suas atividades para outros colégios, como o de Trigolândia, e, potencialmente, para públicos mais amplos”, informou a pasta.

Nos próximos dias, por meio da Equipe de Saúde da Família (ESF) Campina dos Maia e ESF Quicé, as ações do Setembro Amarela terão continuidade no município, com distribuição de panfletos em comércios locais contendo orientações sobre cuidados com a saúde mental e informações sobre onde buscar ajuda em situações de risco grave de suicídio.

Além disso, nesta terça-feira (10), na comunidade de Campina dos Crespins, e no dia 17 de setembro, em Campina dos Maia, haverá atendimento em horário estendido para a realização de um estratificado de risco em saúde mental, direcionado aos pacientes que estão em fila de espera, aguardando consultas, e visa identificar e priorizar aqueles que precisam de intervenções imediatas.

Grupo antitabagismo – Outra ação de saúde é o grupo antitabagismo, lançado na última semana, voltado para os moradores que desejam parar de fumar. A iniciativa tem a condução do médico Luiz Roberto, com apoio da enfermeira Adriana Nary e assistente social Indianara Bicheski.

Grupo antitabagismo está atendendo no município. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Grupo antitabagismo está atendendo no município. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên

O grupo, que começou com nove participantes, se reunirá quinzenalmente às sextas-feiras e tem como objetivo principal fornecer suporte contínuo para aqueles que buscam abandonar o vício. Além do apoio psicológico e social, os participantes terão acesso a medicamentos fornecidos pelo Estado do Paraná, disponíveis na farmácia central, para auxiliar no tratamento.

Os moradores que têm interesse em participar do grupo podem se inscrever na recepção do posto central de saúde, onde já existe uma fila de espera. As inscrições também podem ser feitas pelo telefone (41) 3632-1291.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email