Eleição I
Passados vinte dias do início da campanha eleitoral já soa estranho que grande parte dos candidatos a prefeito ainda não tenham declarado nenhum tipo de gasto financeiro, nem mesmo arrecadação ou doação. Como todos já produziram material de campanha, programas eleitorais e reuniões políticas é impossível que não exista nenhum gasto até então. Todos os dados estão disponíveis no site divulgacand.
Eleição II
Há um outro fator importante que faz parte das campanhas eleitorais e que não é levado ao público. Tratam-se das pesquisas para consumo interno, ou seja, os candidatos contratam para saber como estão na preferência do eleitorado em relação aos seus adversários. Como são sondagens sem registro na Justiça Eleitoral elas não podem ser divulgadas publicamente. Nesta semana, por exemplo, havia institutos de pesquisas em plena coleta de dados em três cidades da região.
Governador
Segundo fontes ligadas ao secretário de Estado da Casa Civil, João Carlos Ortega, que coordena a parte política do governador Ratinho Junior, não haverá tempo para que o governador participe de eventos políticos em cidades de médio e pequeno porte. Ou seja, dificilmente Ratinho Junior virá para alguma cidade da região. E declarações de apoio serão concentradas principalmente para os candidatos que concorrem pelo PSD, partido do governador.
Lapa
Das dez cidades da região, a única que deverá acontecer debate entre os candidatos a prefeito é a Lapa. No município, existe tradição de debates políticos na campanha eleitoral, há expectativa que um ou até dois encontros dessa natureza possam acontecer. Na última eleição foram dois debates, promovidos um pela rádio Legendária e outro pelo portal Canal da Cidade. E, diga-se de passagem, os candidatos a prefeito são muito bons de oratória.
Agudos do Sul
Até ontem à tarde as três candidaturas a prefeito de Agudos do Sul ainda não haviam sido julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE, ou seja, estão com status de “aguardando julgamento”. Diego Teixeira (MDB), Genézio Ferreira (PL) e Jair Batista (Podemos) estão na disputa pela prefeitura do município. Para essa eleição 92 pessoas estão se candidatando ao cargo de vereador na cidade.
Novo Contorno I
O Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), realizará segunda-feira uma audiência pública para apresentar o edital de licitação e o projeto executivo para a obra do novo Corredor Metropolitano da região de Curitiba. A obra contempla a expansão da PR-423, que conectará a BR-116, na Capital, à BR-476, em Araucária, abrangendo um trecho de 8,98 km com pista duplicada em pavimento rígido.
Novo Contorno II
O novo corredor tem como objetivo se tornar uma alternativa estratégica ao Contorno Sul, que é uma das rodovias mais movimentadas da região, reduzindo em cerca de 30% do tráfego atualmente concentrado nesse trecho. A obra é considerada fundamental para melhorar a fluidez do trânsito e otimizar a o transporte para o Interior do Estado. Esse projeto terá grande impacto para os municípios da nossa região, já que cria um novo ramal de ligação com o Norte do Paraná.