domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Com 50 anos de história, Amep fomenta o desenvolvimento das regiões metropolitanas

Amep celebra 50 anos auxiliando o progresso das cidades das regiões metropolitanas. Foto: Leonardo Sguarezi/SECOM
Amep celebra 50 anos auxiliando o progresso das cidades das regiões metropolitanas. Foto: Leonardo Sguarezi/SECOM
Instituída no ano de 1974, objetivando o planejamento coletivo das cidades conurbadas a Curitiba, autarquia foi transformada em 2022 na Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), abrangendo ainda ações para as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá

Atingindo a marca de 50 anos, o governo do Estado celebra a criação da autarquia responsável por planejar o desenvolvimento organizado da Grande Curitiba e que há dois anos foi transformada na Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), ampliando a abrangência de atuação. Hoje, além de Curitiba, o órgão tem competência para atuar ainda nas regiões metropolitanas de Londrina e Maringá.

O histórico começa em 1973, quando foram implantadas oficialmente no Brasil as primeiras regiões metropolitanas, visando desenvolver estratégias que pudessem organizar o crescimento de cidades-polo, com a de Curitiba sendo uma das primeiras a serem formalmente constituídas pela União, junto com a de Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Porto Alegre, Salvador, Belém e Fortaleza. Foi no ano seguinte que o governo paranaense criou a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), responsável por trabalhar com o planejamento coletivo das cidades conurbadas a Curitiba em áreas importantes, como o meio ambiente, uso e ocupação do solo, sistema viário e habitação.

Com base no histórico de ações e na capacidade da Comec, o governador Ratinho Junior ampliou, em 2022, sua atividade para os principais aglomerados urbanos do Interior do Estado, integrando, além de Curitiba, as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá. Era a transformação para a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

Ao longo de 50 anos, a autarquia aprimorou sua atuação na promoção de legislações de proteção ao meio ambiente, recursos hídricos, apoio aos municípios, orientação aos planos diretores e de mobilidade, no planejamento e execução de obras estruturantes, na melhoria do sistema viário e na gestão do transporte coletivo metropolitano.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, enaltece que o governo do Paraná tem uma iniciativa modelo em todo o País para a gestão metropolitana. “Fomos o primeiro Estado a promover uma reorganização dessas regiões e disciplinar seu funcionamento no que tange às funções públicas de interesse comum, com uma legislação inovadora, que foi construída com base em um aprofundado estudo”, diz Santos, complementado o olhar de gestão para o progresso metropolitano. “Paralelamente, o governo se preocupa e, de forma efetiva, fortalece a estrutura do órgão metropolitano”, aponta.

Entre as ações de destaque promovidas pela Agência estão a construção do novo Terminal Metropolitano de São José dos Pinhais, na RMC, em um investimento de R$ 22,7 milhões. A realização do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) das três regiões metropolitanas é também é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Amep nos dois últimos anos.

Na noite da última quarta-feira (4), aconteceu o evento alusivo aos 50 anos da autarquia, no Museu Oscar Niemeyer. Na oportunidade, houve o anúncio da contratação de novos servidores para a Agência e da data de realização do seminário que apresentará os diagnósticos do novo plano diretor da região metropolitana de Curitiba.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email