Em série especial das eleições municipais, O Regional traz entrevistas com candidatos às prefeituras da região. Confira a entrevista com Jair Batista (PODE), de Agudos do Sul
OR – Prezado candidato, o setor de Saúde sempre possui alta demanda. Quais são as principais propostas para uma constante melhoria nos atendimentos nesta área?
JB -Vou aumentar a equipe de Saúde, treinar os profissionais e garantir que toda a equipe esteja engajada e feliz com as condições de trabalho. A quantidade de consultas nos postos de saúde será aumentada com contratação de novos médicos. Implantarei atendimento odontológico nas localidades, instalarei postos de saúde nas localidades que não tem e reformarei os existentes. Vou informatizar a farmácia municipal e garantir que não mais falte os medicamentos. Aumentarei a quantidade e tipos de exames, contratando laboratórios, clínicas e profissionais de saúde para atender via SUS e farei convênio com novos consórcios de saúde no Paraná e no planalto norte de Santa Catarina para reduzir a espera por exames especializados e cirurgias.
OR – O setor agrícola tem grande importância para os municípios. O que o poder público pode fazer para favorecer esta atividade e promover a melhoria da vida no campo?
JB – Implantarei um plano de recuperação, melhorias e manutenção das estradas e acessos às propriedades rurais, com uma patrulha específica para atender o agricultor. Vou estruturar um conselho da agricultura com moradores, investir muito dinheiro para garantir a produção do que já existe e implantar campos experimentais de novas plantas, pagando o agricultor que quiser trabalhar neles, para testar novas espécies de produtos, como morangos, uva, maça, kiwi etc. Tratarei o agricultor como empreendedor, como de fato é e colocarei a equipe da secretaria da agricultura e desenvolvimento econômico para trabalhar em oportunidades de identificação de mercados compradores de produtos agrícolas garantindo que o produtor venda com bons preços a produção.
OR – A Educação é um dos principais setores de uma administração pública. Na sua opinião, como deve ser a gestão nesta área?
JB – Vou realizar a descentralização das escolas no município, diminuindo a distância das famílias da escola e o tempo de permanência dos alunos dentro dos ônibus, que serão trocados por novos. Reestruturarei a política educacional municipal, para crianças com necessidades especiais, adotando as melhores práticas e técnicas já conhecidas no Brasil. Haverá reformas e ampliação da estrutura da rede escolar Municipal com o objetivo de ofertar vagas e, principalmente, implantar uma eficiente assistência administrativa e pedagógica para a educação infantil e ensino fundamental. A administração da educação terá um núcleo próprio de gestão financeira, com profissionais focados nessa área, para fazer a gestão dos recursos.
OR – Se eleito, em que frentes pretende avançar quando o assunto é infraestrutura?
JB – Vou implantar uma série de programas, como modernização e recuperação das estradas, incluindo aterros onde há enchentes, utilização de técnicas de patrolamento adequado com abaulamento para as laterais e colocação de saibro e pedras. Implantarei um amplo programa de urbanização, bem como um programa de moradias popular, em parceria com o Estado e União. Terei um programa de expansão e melhoria dos serviços de iluminação pública, com lâmpadas LED e geração de energia solar. Também implantarei um programa de construção de quadras poliesportivas, nos bairros que não dispõem dessa infraestrutura. Vou estruturar o corpo de bombeiros e defesa civil. Exigirei que o Estado implante acostamento e paisagismo da rodovia na parte urbanizada que corta nosso município, objetivando melhorar a mobilidade de pedestres e ciclistas, no referido trecho e estabelecerei rotas de ônibus para moradores se deslocarem até o centro.
OR – Cite outras prioridades sobre o que pretende realizar, caso seja eleito.
JB – Vou implantar o polo empresarial e adequar o município para nos tornarmos um local atrativo para investimentos pelos moradores e empresas de fora. Vou focar na renovação das práticas políticas, apresentando uma lei para proibir que parentes de prefeito trabalhem na prefeitura. Também vou realizar as compras através de concorrências e não fazendo dispensas de licitação e vou comprar tudo que for possível da agricultura e das empresas de Agudos do Sul e assim injetaremos vários milhões no município de Agudos do Sul e não em outros municípios.