Vai começar
Começa hoje oficialmente a campanha eleitoral para a eleição municipal desse ano, com data marcada para o próximo dia 6 de outubro. A partir de hoje os candidatos devidamente registrados poderão pedir votos, realizar reuniões, distribuir material de campanha e patrocinar anúncios em redes sociais. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda vai analisar e julgar todos os registros de candidaturas. Ou seja, quem tiver alguma pendência com a Justiça Eleitoral ou órgãos de controle e eventualmente alguma restrição documental ou criminal poderá ter sua candidatura suspensa.
Lista
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) entregou recentemente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) a relação dos gestores que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos anos e com decisões já transitadas em julgado. A lista servirá de base para a Justiça Eleitoral analisar os pedidos de registro de candidaturas às eleições de outubro, validando-as ou não. O documento contém os nomes de 1.861 pessoas – não necessariamente servidores ou gestores – que tenham utilizado, de algum modo, dinheiro público nos últimos oito anos e tiveram contas julgadas irregulares em processos que já transitaram em julgado no Tribunal de Contas. Há vários nomes de ex-prefeitos, ex-secretários, servidores públicos e demais políticos da região.
Recursos
Iniciada a campanha eleitoral um bom tempo dos candidatos a prefeito da região será ocupado para gravações de material de campanha e viagens até a capital atrás de vídeos de políticos e lideranças aliadas e também do famoso fundo eleitoral. Inclusive, já na primeira prestação de contas da campanha, que é considerada parcial mas obrigatória, será possível conhecer de onde está vindo o “dinheiro” dos candidatos a prefeito e vereador.
Agudos do Sul I
A disputa em Agudos do Sul coloca em cena os herdeiros políticos de famílias tradicionais do município, e consequentemente, uma nova geração da política local. Três filhos de ex-prefeitos estão compondo as chapas majoritárias da disputa pela prefeitura da cidade, são eles, Iwerson Pires, filho do ex-prefeito Zezo Pires, Diego Teixeira, filho da ex-prefeita Luciane Texeira, e Genésio da Luz, filho do ex-prefeito Antonio da Luz.
Agudos do Sul II
A sessão legislativa desta semana em Agudos do Sul foi marcada pela apresentação de dois novos nomes que assumiram cadeira na câmara municipal. São eles Renato Woiciekovski (Solidariedade), suplente de Everson Adolphato (PP), que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, e Valdir Vasco (PL), suplente de Genézio Ferreira (PL), que assumiu recentemente o cargo de prefeito. Os dois novos vereadores já haviam assinado o termo de posse.
Piên
Uma reviravolta agitou o meio político pienense nesta semana. Na segunda-feira, foi anunciado o declínio da pré-candidatura a prefeito do contador Cristiano Quadros (Progressistas), que tinha como vice Gabriel Busch (MDB). Com isso, volta ao cenário da disputa majoritária o ex-prefeito Gilberto Dranka (MDB), que teve o nome registrado tendo como vice na chapa o vereador Giomar da Rosa, o Juma (União Brasil). A coligação é composta por PP, União, MDB, Mobiliza e Solidariedade.