sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Caminhada do Meio-Dia mobiliza cidades na luta contra o feminicídio

Caminhada contra o feminicídio foi realizada em Piên. Foto: Arquivo/O Regional
Caminhada contra o feminicídio foi realizada em Piên. Foto: Arquivo/O Regional
Em todo o Paraná, autoridades, lideranças e a comunidade em geral se reuniram em memória das vítimas de feminicídio. Região também esteve mobilizada na caminhada com atos pedindo o fim da violência de gênero

Cidades de todo o Paraná aderiram à segunda edição da Caminhada do Meio-Dia. O evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), na última segunda-feira (22), faz parte da programação da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio.

A mobilização reuniu mulheres, homens, crianças, autoridades, lideranças religiosas e a comunidade em geral em memória das vítimas de feminicídio. A 2ª edição da Caminhada do Meio-Dia, que contou com adesão de municípios do suleste paranaense, ainda contou com o apoio de outras secretarias estaduais e órgãos públicos e privados.

Para a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o ato não foi uma simples caminhada, mas sim uma mensagem poderosa em memória das vítimas do feminicídio. “É uma declaração clara pelo fim da violência contra as mulheres. Cada passo que demos representa a nossa determinação de acabar com esse tipo de violência”, declarou Leandre, enaltecendo a luta por mais segurança para as mulheres. “Ela representa, também, o nosso compromisso de construirmos um novo tempo, em que todas nós mulheres possamos nos sentir mais seguras e respeitadas, livre de todas as formas de violência que deixam marcas, dor, sofrimento e danos irreparáveis às vítimas que sobrevivem, aos seus familiares e a toda a sociedade. Essa é uma luta pela vida, pela liberdade e pela paz. Precisamos do Paraná inteiro, unido no combate ao feminicídio e pelo fim da violência contra as mulheres”, destacou.

Na região, as cidades também estiveram mobilizadas na caminhada, como em Piên, onde a secretária de Assistência Social e Defesa Civil, Katia Rudnick, salientou que a ação busca alertar e mobilizar a sociedade no enfrentamento à violência de gênero. “O município, assim como no ano passado, aderiu à campanha e, novamente, fez a caminhada, por ser um tema muito importante no combate à violência, que a cada ano vem crescendo. Contamos com o apoio e conscientização da pessoas nesta luta”, afirmou.

A data de 22 de julho foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, em Guarapuava, no ano de 2018. O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi estabelecido pela lei 19.873/2019, sancionada pelo governador Ratinho Junior.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email