Grande parte do setor educacional no suleste paranaense está no vermelho segundo um relatório divulgado na última semana. São poucos os alunos que concluem as séries iniciais e finais do ensino fundamental aprendendo o que deveriam em matemática e língua portuguesa.
Isto é o que demonstra o relatório De Olho das Metas 2012, do movimento Todos pela Educação. Os indicadores da meta que monitora o desempenho dos alunos foram atualizados com base na Prova Brasil 2011.
No 5º ano do ensino fundamental, em português, apenas a Lapa conseguiu superar a sua própria meta, com 54,7% dos alunos dominando os conhecimentos da disciplina, em Campo do Tenente foram apenas 15,4%. Já em matemática, metade das cidades da região – Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Lapa e Rio Negro superaram suas metas. Destaque para Rio Negro, com 63%; enquanto que em Tijucas do Sul, apenas 17,4% demonstraram bons conhecimentos.
Já no 9º ano do ensino fundamental, somente Campo do Tenente e Piên alcançaram as metas em português; os pienenses se destacaram com 30,7% tendo bom resultado na aprendizagem. Por outro lado, em Quitandinha foram apenas 8,4%. Em matemática, Piên foi o único a superar a sua meta entre os concluintes do ensino fundamental, com índice de 22,2%. Em Quitandinha, o indicador foi de apenas 8,2%. Outra constatação é que, na comparação com 2009, a maioria das cidades piorou, ou seja, em 2011 um percentual menor de alunos demonstrou ter dominado os conteúdos da respectiva série.