quinta-feira, 19
 de 
setembro
 de 
2024

Educação de Piên destaca avanço no índice de alfabetização

Equipe da Educação destaca os resultados obtidos na avaliação de alfabetização. Foto: Arquivo/O Regional
Equipe da Educação destaca os resultados obtidos na avaliação de alfabetização. Foto: Arquivo/O Regional
Na avaliação do Alfabetiza Brasil, o município de Piên atingiu o índice de 85,9% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental

Um marco atingido pela área educacional de Piên vem sendo celebrado pela Secretaria Municipal de Educação. Por meio da avaliação do Alfabetiza Brasil, o município atingiu o índice de 85,9% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, superando a média nacional, de 56%, e a estadual de 73%.

Na avaliação, os pontos levados em conta são ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas no texto, como bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal; escrever ortograficamente palavras com regularidades diretas e escrever textos que circulam na vida cotidiana.

A secretária de Educação de Piên, Clarice Fragoso, acompanhada da assessora de suporte pedagógico, Leonice Zimmer, detalha que a meta era atingir 80% das crianças alfabetizadas. O resultado obtido demonstra que estamos no caminho certo, adotando métodos, como é o caso do Boquinhas, que têm contribuído para o bom aprendizado dos alunos. Nossa missão é manter o nível elevado e buscar cada vez mais ferramentas que qualifiquem o ensino”, afirma.

De acordo com Clarice, o avanço que vem sendo percebido na alfabetização dos alunos é reflexo do empenho dos professores, esforço das crianças e participação das famílias. “Nosso sistema de ensino é unificado, ou seja, uma criança que estuda em uma escola do Centro, vai encontrar o mesmo conteúdo se for estudar em outra unidade escolar. Essa prática é positiva devido à dedicação do nosso quadro de professores, atuando em parceria com os estudantes e suas famílias, e o esforço da equipe pedagógica da Secretaria”, detalha.

Ainda segundo a secretária, o incentivo à escrita e à leitura é uma constante na rede municipal. “A pasta tem desenvolvido uma série de atividades que promovam a busca pela leitura e escrita. Em breve, estaremos lançando uma campanha para arrecadação de livros, que serão dispostos em ambientes públicos para que as pessoas possam ler. Também, temos investido em capacitações para nossos profissionais, visando sempre qualificar e aperfeiçoar o ensino local”, finaliza.

Conforme proposto pelo programa Alfabetiza Brasil, as metas definidas para os municípios que já alcançaram, em 2023, um percentual de alfabetização maior que 80% é manter acima de 80%.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email