sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Lançado livro do Inventário do Patrimônio Cultural dos Imóveis de Rio Negro

Lançamento do livro foi realizado em Rio Negro nesta semana. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio Negro
Lançamento do livro foi realizado em Rio Negro nesta semana. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio Negro
Profissionais de diferentes áreas de atuação colaboraram para o desenvolvimento do livro que possui 72 páginas e apresenta os imóveis históricos e culturais sob a responsabilidade do município

Em cerimônia realizada na noite da última quarta-feira (03), houve o lançamento da primeira edição do livro do Inventário do Patrimônio Cultural dos Imóveis de Rio Negro, que mostra os detalhes do projeto com a apresentação dos imóveis históricos e culturais sob a responsabilidade do município.

O evento ocorreu no Centro Municipal de Cultura Agostinho Paizani Filho com a presença da população em geral, membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, e autoridades locais, regionais e estaduais, como a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa se deu por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Políticas Culturais. “Diversos profissionais de diferentes áreas de atuação colaboraram para o desenvolvimento do livro que possui 72 páginas”, informou a municipalidade.

Durante o evento foi apresentado ao público como ocorreu o desenvolvimento do projeto, que teve seu início com a publicação da Lei nº 2765/2017 com o objetivo de preservar a memória histórica dos imóveis antigos que compõem o município. No processo, também foi realizado um levantamento e catalogação dos imóveis históricos particulares, sem gerar custos financeiros aos proprietários.

O projeto foi desenvolvido por meio de pesquisa histórica, arquitetônica, artística, sociológica e paisagista. Uma equipe técnica foi até o imóvel, tirou fotos, fez a planta baixa, conversou com o proprietário sobre todo o histórico do local e coletou todas as informações disponíveis.

Atualmente, 74 imóveis particulares da área urbana de Rio Negro já passaram pelo processo de preservação da memória e em breve todos os registros serão disponibilizados ao público.

A idealização do projeto contou com a participação e determinação de três pessoas em especial, as quais foram homenageadas durante o evento com o certificado ‘Honra a quem tem honra’, concedido a Karen Rosane Brunken Flores, Patricia Finamori de Souza Koschinski, e Pedro Henrique Borneman Silveira.

O livro já está disponível para leitura na Biblioteca Pública Professor Venceslau Muniz, situada na rua Dr. Getúlio Vargas. As unidades escolares do município também terão exemplares do livro. Além disso, o livro estará disponível no formato digital no portal da prefeitura, acessando o www.rionegro.pr.gov.br. 



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email