Turma do jardim, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gotinhas do Saber, de Piên, está tendo contato com animais durante atividades relacionadas à Pascoa
Uma atividade diferenciada vem encantando as crianças da turma do jardim do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gotinhas do Saber, de Piên. Com o objetivo de resgatar os valores da Páscoa e despertar nos alunos a imaginação, boas ações e as boas maneiras, dentro de sala de aula foi construída uma toca do coelho, abrigando animais de verdade.
A ação, que conta com apoio das famílias dos alunos, tem apresentado resultados positivos, com as crianças diariamente dedicando cuidados aos bichinhos. A estrutura para abrigar os dois coelhos conta com casinha, cercadinho e todos os alimentos necessários.
A professora Kassuza Peckos enfatiza que a convivência com animais de estimação também melhora a qualidade da relação das crianças com as pessoas ao redor. “Aquelas que têm vínculo forte com os animais ajudam mais aos outros, aprendem a dividir e interagem mais”, comenta.
Segundo a educadora, a convivência com um animal de estimação por meia hora ao dia libera ocitocina. “Ela é uma espécie de calmante natural produzido pelo corpo. Que, além de elevar nosso bem-estar, ajuda a combater a agressividade. Ou seja, esse contato ajuda a criança a controlar seus impulsos, deixando-a mais calma. Um dos objetivos do nosso projeto”, complementa.
O projeto terá prosseguimento pelos próximos dias e passada a comemoração da Páscoa, os animais retornam para o convívio de seus donos.