Procedimentos cirúrgicos foram viabilizados com a repactuação da unidade, retaguarda do Complexo Hospitalar do Trabalhador
Com a ampliação do atendimento pelo regime de portas abertas, o Hospital Regional São Sebastião, no município da Lapa, realizou mais de 130 cirurgias ortopédicas nos últimos nove meses. Os procedimentos em traumatologia foram viabilizados com a repactuação da unidade, retaguarda do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT).
Com essa possibilidade, casos de média e baixa complexidade ortopédicos, como fraturas simples, são realizados no São Sebastião, enquanto os casos mais complexos são encaminhados para o CHT. A unidade hospitalar o conta com médico ortopedista 24 horas para atendimento a traumas e emergências.
Marcelo Horning, responsável técnico pelo Setor de Radiologia do São Sebastião, explica que agora um novo equipamento Intensificador Arco Cirúrgico Philips está em processo de instalação, sendo capaz de reproduzir imagens radiológicas em tempo real, com a visualização óssea, de placas e de parafusos, de maneira dinâmica durante o processo cirúrgico. “Esse novo equipamento traz mais recursos para o técnico e melhor qualidade de imagem para o médico que está operando. Conseguimos ter duas imagens separadas na tela, gravar, voltar nas imagens, enviar”, explicou em relação aos recursos da máquina.
Os exames de imagens, como os do raio x digital e da tomografia computadorizada, são laudados remotos por médicos radiologistas do CHT.