Equipes dos cartórios eleitorais, bem como do Tribunal Regional Eleitoral, estarão nos municípios locais por meio do programa Cidadania Plena
Municípios da região que estão localizados distantes das sedes da Zona Eleitoral a qual pertencem estão recebendo o programa Cidadania Plena. Por meio desta ação, servidores dos cartórios eleitorais, bem como do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), vão até os municípios realizar atendimentos do órgão à população. A ação será realizada em diversas cidades do Paraná, visando facilitar o acesso das pessoas aos serviços para que tenham condições de exercer seus direitos.
Segundo o chefe de cartório da 11ª Zona Eleitoral, de Rio Negro, Robson Machado Felicio dos Reis, o projeto contempla cidades distantes a mais de 40 quilômetros da sede da Justiça Eleitoral. “O objetivo é alcançar os alistamentos e pessoas sem biometria que precisam se deslocar até aqui, pois atualizações e transferências de eleitores que já possuem biometria podem ser realizadas pela internet, diretamente pelo site, sem necessidade do eleitor comparecer ao cartório. Isso facilita a vida do eleitor”, diz.
Quitandinha, que pertence a 11ª Zona Eleitoral, recebe este mutirão de atendimento ao eleitor na próxima semana, de 6 a 8 de março, das 9 às 16 horas, na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, no Cetequi, localizado na rua Padre Francisco, 47, Centro. “É o local onde foi feita a biometria em 2017”, explica Robson.
Em Piên, que faz parte da 144ª Zona Eleitoral, de Fazenda Rio Grande, o programa Cidadania Plena também será realizado de 6 a 8 de março, próxima semana, das 9 às 16 horas. Neste caso, a ação terá como local a Câmara Municipal, na rua Amazonas, 170, Centro.
Em Contenda, as atividades do Cidadania Plena já começam amanhã e se estendem também no domingo, das 12 às 18 horas, no CEEBJA Professora Ziloah de Carvalho, antiga EM João Franco. O endereço é Avenida João Franco, 408, Centro. Agudos do Sul receberá este mutirão de atendimento ao eleitor de 12 a 14 de março, das 9 às 16 horas, na câmara, enquanto em Tijucas do Sul há previsão para abril.
Entre os serviços estão emissão de título, transferências e regularizações. Os documentos necessários são documento de identificação original com foto, comprovante de endereço e quitação do serviço militar.