sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Programa estadual vai incentivar viagens para idosos

Idosos poderão viajar e conhecer lugares em todo o Estado por meio do projeto. Foto: SETU
Idosos poderão viajar e conhecer lugares em todo o Estado. Foto: SETU
Proposta do projeto Viaja + 60 é uma iniciativa que faz parte do programa Paraná + Viagem. Diretrizes para o funcionamento do Viaja + 60 foram repassadas aos gestores municipais nesta semana

Pessoas acima de 60 anos de idade de 346 municípios paranaenses poderão viajar e conhecer outros locais do Estado de forma gratuita nos próximos meses. Essa é a proposta do projeto Viaja + 60, iniciativa que integra o programa Paraná + Viagem.

Nesta semana, as diretrizes para o funcionamento do Viaja + 60 foram apresentadas aos gestores pelas secretarias do Turismo e Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. A primeira fase da ação conta com repasses de R$ 3,5 milhões do Fundo Estadual da Pessoa Idosa para os municípios que tinham atestado de regularidade no Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa incentivarem a atividade turística local. Os recursos devem ser usados na contratação de transporte, pagamento de hospedagem, guias turísticos e demais atividades relativas à organização das viagens, sempre adequadas e acessíveis ao público-alvo. Os municípios podem aportar recursos próprios para complementar as viagens, quando necessário.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enalteceu a medida. “Acreditamos que em 60 dias estaremos com um número significativo de roteiros em execução, considerando que os primeiros meses do ano envolvem a organização administrativa”.

As prefeituras que já demonstraram interesse devem organizar viagens para pessoas acima de 60 anos e informar o roteiro e detalhes às secretarias estaduais envolvidas. Municípios da região também sinalizaram interesse e estão aptos a participar da ação.

As viagens devem buscar um enfoque social, desportivo, pedagógico, técnico, cultural e/ou ambiental dentro das 19 Regiões Turísticas do Paraná, contribuindo para a valorização de destinos e atrações turísticas emergentes que possuem baixa ou média demanda turística. As rotas podem ter formatos interregional (viagens de até 4 dias entre regiões turísticas); regional (viagens de até 3 dias dentro das regiões turísticas); ou local e microrregional (viagens de 1 a 2 dias dentro das regiões turísticas).

Segundo o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o Viaja + 60 contribuí para uma melhor qualidade de vida dessa parcela da população e, ao mesmo tempo, aquece a indústria turística estadual. “Muitos idosos desistem de viajar devido à falta de inclusão nos roteiros tradicionais. Com essa iniciativa, vamos mostrar que é possível conhecer vários pontos turísticos do Paraná com segurança, qualidade e o devido cuidado que a pessoa idosa merece, fortalecendo nossos destinos regionais”, comentou.

As informações detalhadas sobre o programa constam no Caderno Orientativo entregue aos municípios.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email