sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Região tem saldo positivo de vagas de emprego no acumulado de 2023

Melhores números de 2023 na região foram de Fazenda Rio Grande. Foto: Arquivo/O Regional
Melhores números de 2023 na região foram de Fazenda Rio Grande. Foto: Arquivo/O Regional
Somadas as dez cidades do suleste paranaense, a região teve mais admissões do que desligamentos durante 2023, fechando o ano com um saldo positivo de 790 vagas

O saldo de empregos foi positivo no suleste paranaense em 2023. No acumulado do ano, as dez cidades da região, somadas, tiveram um total de 27.959 admissões, enquanto o número de desligamentos foi de 27.689.

Assim, o saldo de empregos ano passado na região foi positivo, com um total de 790. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), cujos número de dezembro foram divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre os municípios do suleste paranaense, os melhores números do acumulado do ano de 2023 são de Fazenda Rio Grande, que teve 13.094 admissões e 12.416 desligamentos, com um saldo positivo de 678.

Segundo o secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Fazenda Rio Grande, Renan Wozniack, o município vem passando por um processo de alavancagem de seu desenvolvimento econômico e tem chamado a atenção de grandes empresas. “Isso por conta de sua localização geográfica que é favorável tanto a acesso a rodovias, quanto ao porto e aeroporto”, relata.

Segundo ele, um dos pontos a destacar é que a atual gestão resgatou a credibilidade da Agência do Trabalhador perante o empresariado. Ele comenta que mesmo com o aumento populacional de Fazenda Rio Grande, essa mão de obra excedente está sendo absorvida na cidade e na região. “Isso também faz com que as empresas olhem de maneira diferenciada para a cidade”, diz.

O secretário conta que para 2024 a política pública de geração de emprego continua numa marcha firme. “Começamos o ano com uma expectativa otimista com o anúncio de algumas empresas que estão chegando em Fazenda Rio Grande”, cita. “Entendemos que existem ainda muitas vagas de emprego sendo geradas e existe muita mão de obra na cidade apta ao mercado de trabalho”, conta.

Renan Wozniack falou ainda do trabalho de qualificação profissional, com mais de 3 mil jovens formados em 2023. “Isso reflete uma cidade que acredita no seu potencial profissional”, conclui.

Números estaduais – Em todo o Paraná, o ano terminou com um saldo de 87.599 novas vagas de empregos formais, consolidando o estado com o maior empregador da região Sul e quarto maior do país. Foram 1.781.284 admissões e 1.693.685 demissões no período.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email