Cerco da Lapa teve importância histórica para o Brasil durante a Revolução Federalista. Atividades para lembrar a data começaram no último sábado. Hoje aconteceu a Solenidade Militar
Esta sexta-feira é o Dia Nacional do Cerco da Lapa, instituído por lei e que em 2024 está completando 130 anos. O fato foi um importante marco da história do país, ocorrido durante a Revolução Federalista, no início de 1894, com destaque para a resistência dos 26 dias, considerada fundamental no confronto entre as tropas republicanas e os maragatos.
Para lembrar a data, uma extensa programação vem sendo desenvolvida desde o último final de semana na Lapa. Foram realizadas atividades como exposição de viaturas, passeio motociclístico, festival de talentos, espetáculo ‘Um lugar na história’ pela União dos Artistas Lapeanos, entre outras.
Na quarta-feira, o destaque foi a apresentação das bandas da Polícia Militar do Paraná e da 5ª Divisão do Exército Brasileiro. Com instrumentos de sopro, bateria e percussão, o repertório mesclou Música Popular Brasileira e clássicos internacionais.
A programação prosseguiu nesta sexta-feira. Às 9 horas houve recepção das autoridades no gabinete da prefeitura e em seguida, às 10 horas, no Panteon dos Heroes, foi realizada a Solenidade Militar pelos 130 anos do Cerco da Lapa.
O prefeito Diego Ribas acompanhou a programação e destacou a participação do público. Ele enfatizou que a data é de grande importância e de significado histórico.