sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Agudos do Sul defende nova comarca para a região

Agudos do Sul protocolou pedido para sediar comarca para atender cidades da região. Foto: Arquivo/O Regional
Agudos do Sul protocolou pedido para sediar comarca para atender cidades da região. Foto: Arquivo/O Regional
Prefeitura de Agudos do Sul, com apoio do poder legislativo, já protocolou o pedido junto ao Tribunal de Justiça do Paraná e a intenção é que cidades como Piên, Tijucas do Sul e Quitandinha sejam atendidas pela nova comarca

A instalação de uma nova comarca na região suleste do Paraná já está oficialmente solicitada. Os debates em torno do assunto começam a ganhar corpo para que os cidadãos de pelo menos quatro cidades da região tenham acesso facilitado aos serviços da Justiça.

Recentemente, a prefeitura de Agudos do Sul protocolou no Tribunal de Justiça do Paraná a intenção de sediar uma nova comarca e, consequentemente, a criação desta. A intenção é de que, além da cidade sede, a nova estrutura atenda também os municípios de Quitandinha, Tijucas do Sul e Piên, que ficam ao entorno de Agudos.

Segundo o prefeito de Agudos do Sul, Jesse Zoellner, com a instalação de um novo fórum, outros serviços também podem ser disponibilizados de forma mais próxima aos cidadãos destas cidades, como delegacia, registro de imóveis, cartório de títulos e documentos, além de zona eleitoral.

Zoellner também cita a importância econômica para a cidade com o projeto, com mais serviços sendo prestados na cidade e novas possibilidades de criação de emprego. O município se dispõe a ceder ou adquirir um terreno para sediar o fórum, além de oferecer apoio logístico e operacional. “Vamos propor isso na próxima reunião da Amsulep, órgão que nos representa, pois é um projeto que vai nos unir ainda mais na reivindicação de demandas conjuntas”, disse Jesse, citando a mobilização a ser feita junto com os demais prefeitos da região.

O projeto também conta com o apoio do poder legislativo local. Uma reunião, com a participação de vereadores, já foi feita no fórum de Fazenda Rio Grande, que abrange Agudos do Sul atualmente. Segundo a comitiva de Agudos, nota-se uma grande demanda de serviços naquele fórum e uma nova comarca viria a desafogar.

O procurador Diego Valente, da prefeitura, cita como exemplo que um dos grandes benefícios seria o acesso facilitado aos trabalhos de regularização de imóveis. “Sabemos o quanto este serviço é importante para os proprietários, para que consigam financiamentos, instalação de luz e água e, no caso de produtores, a emissão de notas fiscais”, explica.

Diego salienta também que já foi solicitado apoio a esta demanda junto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional do Paraná, e o órgão se mostrou favorável. “Mas ainda aguardamos reunião com a presidente da OAB/PR, Marilena Winter”, enfatiza.

Nesta semana, além do prefeito e do procurador, participaram de uma nova reunião sobre o tema em Agudos o presidente da câmara, Nei Rocha, o vereador Monsa Kerscher e a secretária municipal de Administração e Finanças, Eliane Gomes Panfil. Segundo a prefeitura, o tamanho da cidade não seria fator impeditivo para instalação da comarca, visto que há municípios menores que já contam com essa estrutura judiciária.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email