sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Programa disponibiliza atendimento contra assédio no transporte coletivo de Pinhais

Programa Ponto Final foi lançado em Pinhais e vai atender as mulheres contra o assédio no transporte coletivo. Foto: Cauhana Tafarello/Prefeitura de Pinhais
Programa Ponto Final foi lançado em Pinhais e vai atender as mulheres no transporte coletivo. Foto: Cauhana Tafarello/Prefeitura de Pinhais
Prefeitura de Pinhais e Amep lançaram o serviço pioneiro, intitulado Ponto Final, visando combater casos de assédio contra meninas e mulheres nos ônibus de linha

Em uma parceria entre a prefeitura de Pinhais, Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi-PR), viabilizou o lançamento do o programa ‘Ponto Final’, que visa combater o assédio e importunação sexual no transporte coletivo no município.

O programa vai disponibilizar um formulário online, via QR Code em cartaz adesivados nos ônibus e aplicativo 153 Cidadão, para denúncias de assédio contra mulheres no transporte coletivo. Com a medida, a vítima poderá informar e conversar em tempo real com um guarda municipal, que irá apurar e deslocar atendimento presencial para a resolução da situação, havendo a necessidade.

Durante o lançamento oficial da ação, na última terça-feira, reunindo autoridades municipais e representantes do governo do Estado, a prefeita Rosa Maria ressaltou a parceria firmada entre todas as entidades para a implementação do programa. “Nós temos feito um trabalho muito forte, com políticas públicas em todas as áreas, sempre no cuidado à mulher, que precisa ter autonomia, ter todas as inclusões produtivas, a fim de que não precise mais se submeter a qualquer tipo de violência. Foi muito apropriado este momento, onde estamos trabalhando os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, porque elas precisam viver num lugar mais seguro. Esta pauta é de cada um de nós”, declarou.

A diretora de Políticas Públicas para Mulheres, Mariana de Souza Machado Neris, que esteve representando a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enalteceu o pioneirismo de Pinhais. “Fico feliz que exista uma mobilização em torno disso. O efeito dessa campanha pode ser preventivo, pode inibir o assediador. Teremos a oportunidade das mulheres se sentirem mais livres para ir e vir, mais segurança para saírem de casa, para poder estudar, trabalhar, sabendo que o transporte público é um lugar seguro. Vamos divulgar a experiência exitosa de Pinhais, porque entendemos o efeito positivo que isso tem para a sociedade, porque todos ganhamos quando temos um ambiente de paz”, apontou.

De acordo com o presidente da Amep, Gilson Santos, o Ponto Final representa uma ferramenta importante para os usuários do transporte público. “Com muita alegria recebemos essa proposta, é mais um instrumento para que a gente possa ampliar o acesso a denúncias e informações, para que realmente se crie um ambiente seguro, que a gente sempre espera no dia a dia, especialmente no transporte público. Pinhais tem o privilégio de ter um dos terminais que é referência não só para a região metropolitana, mas também para todo o estado do Paraná, porque funciona muito bem, então celebramos mais essa conquista para o município”, frisou.

O programa Ponto Final integra ainda as ações da campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’, que segue até o dia 10 de dezembro. Alinhada ao movimento mundial, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres e reforçar as formas de denunciar.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email