Entre 2021 e 2023, foram mais de 720 processos concretizados pelo polo do INSS na cidade
O posto do Instituto Nacional Seguro Social (INSS) de Quitandinha, inaugurado em 16 de novembro de 2021, celebrou, nesta quinta-feira (16), dois anos de atendimento. O polo da cidade é pioneiro na realização de avaliação social à distância do Brasil.
Os serviços de atendimento realizados por meio do INSS, em parceria com a prefeitura, garantiram no período de 2021 até 2023 a concretização de mais de 720 processos. Somente neste ano, 261 processos foram concluídos.
O prefeito Zé Quirera destaca que objetivo é ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços e benefícios previdenciários e assistenciais, democratizando os processos. ““É interessante que é a primeira do Brasil, o Paraná sempre na frente. Em canto nenhum do Brasil tem esse serviço, apenas aqui, com agilidade, um atendimento de qualidade como o povo quitandinhense merece. Fica o meu agradecimento àqueles que possibilitaram esse polo juntamente comigo: o governador Ratinho Junior, o deputado federal Toninho Wandscheer e deputado estadual Alisson Wandscheer. Vale ressaltar que a transferência de recursos provenientes aos benefícios concedidos gera em torno de R$ 4 milhões, ou seja, é o dinheiro dos quitandinhenses circulando no comércio local da própria cidade”, lembrou.
Um dos atendimentos disponíveis aos segurados é teleavaliação, para que possam solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) sem a necessidade de deslocamento a uma unidade de Curitiba. Há também aposentadoria urbana e rural, reabilitação profissional, salário maternidade, benefícios por incapacidade, benefício de prestação continuada, contribuinte individual, bloqueio e desbloqueio de empréstimo consignado e outros serviços, além de esclarecimento aos assegurados da Previdência Social.
O endereço do polo do INSS é na rua dos Expedicionários, número 828.