Veículos I
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realiza neste mês a doação de 267 veículos pesados, equipamentos e complementos rodoviários, considerados inservíveis ou desnecessários, para prefeituras municipais. As doações incluem caminhão basculante, caminhão carroceria, semi-reboque, micro-ônibus, cavalo mecânico, motoniveladora, retroescavadeira, misturador de solo, betoneira, roçadeira, compressor de ar, tanque de betume, rolo compactador, entre outros. A lista completa está disponível no site do DER.
Veículos II
Os equipamentos e veículos se encontram nas superintendências e escritórios regionais do DER/PR, podendo ser visitados por representante dos municípios do dia 09 ao dia 11 de outubro. Os itens estão separados em lotes, contendo de preferência três equipamentos em condições que variam de razoável a precária. Cada prefeitura deve manifestar o seu interesse por cada lote específico, não ultrapassando o limite de até seis lotes, sendo três de equipamento e veículos pesados, e três de equipamento auxiliares.
Brasília
Vários prefeitos da região estiveram nesta semana em Brasília, participando da mobilização em defesa da recuperação de recursos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. Houve uma queda expressiva no repasse do FPM para as prefeituras neste segundo semestre do ano. Já existe uma preocupação real de muitos prefeitos em relação ao cumprimento do pagamento de salários dos servidores e das despesas básicas com recursos do fundo de custeio.
Pessoal
Com a queda no repasse do FPM, automaticamente a condição de receita e saúde financeira das prefeituras foi impactada, e o percentual de gastos com folha de pagamento de pessoal consequentemente ficou alterado. Alguns prefeitos estão sendo obrigados a promover demissões de cargos em comissão para não ultrapassar o limite de gastos com funcionalismo, que é de 54% da receita municipal.
Chuvas
Os próximos dias serão de muito trabalho e dedicação dos servidores públicos e máquinas que atuam na manutenção e recuperação das estradas rurais na região, resultado das fortes chuvas que atingem as cidades nessa semana. Vereadores mais atuantes estiveram presentes nas comunidades e bairros mais afetados e se colocaram a disposição dos moradores.
Rio Negro
Preocupação grande na região no dia de ontem era o aumento do volume de água do rio Negro, que vinha evoluindo de forma considerável. Na divisa entre os municípios de Rio Negro e Rio Negrinho já eram inúmeros os pontos de alagamentos. A Defesa Civil de ambas as cidades reforçou o monitoramento e atendimento as famílias atingidas. O cuidado fica redobrado no período noturno.