domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Frota de veículos ultrapassa a marca de 197 mil no suleste paranaense

Cidades da região têm mais de 197 mil veículos registrados em circulação. Em Tijucas do Sul, são mais de 10,7 mil unidades. Foto: Arquivo/O Regional
Cidades da região têm mais de 197 mil veículos registrados em circulação. Em Tijucas do Sul, são mais de 10,7 mil unidades. Foto: Arquivo/O Regional
Com mês de referência de julho de 2023, número de veículos nos dez municípios locais é de 197.535, montante 43% superior ao quantitativo de 10 anos atrás

A frota de veículos nas dez cidades da região superou a marca de 190 mil unidades. É o que indicam os dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), com mês de referência de julho de 2023.

Conforme o levantamento, os municípios do suleste paranaense somam, juntos 197.535 veículos – que vão desde motocicletas e automóveis até caminhões e ônibus. O crescimento, se comparado ao quantitativo de 2014, é de 43%. A cidade com a maior frota é Fazenda Rio Grande, com 67,8 mil unidades, enquanto Campo do Tenente tem a menor, com 4,3 mil veículos.

Com a segunda maior frota, a Lapa conta com 30,6 mil veículos e, de acordo com Victor Bley Lipski, diretor de trânsito do município, há uma série de ações para assegurar a boa trafegabilidade e o fluxo na cidade. “Atualmente o departamento possui duas vias para assegurar o bom fluxo de veículos, na primeira via atendemos os pedidos e sugestão de melhorias realizados pela população, onde analisamos, junto à comissão de trânsito, a possibilidade de atendermos estes pedidos. A segunda via é realizada através de estudos feitos junto a engenheiros do município, onde o objetivo é trazer modificações em prol da melhoria de trafegabilidade”, comenta.

Na avaliação de Lipski, o aumento constante no número de veículos no município pode ser reflexo dos investimentos em obras de pavimentação em andamento em vários bairros. “Acredito que o fator primordial seja o maior pacote de pavimentação da história do município, o qual foi anunciado no início da gestão do prefeito Diego Ribas e é percebido nos dias atuais, onde tem como objetivo o asfaltamento de 100% do perímetro urbano”, aponta.

Os pontos de atendimento do Detran nos municípios também buscam dar suporte aos proprietários de veículos, como é o caso de Quitandinha, onde a chefe do posto Inês Teresinha Pyrychovski detalha, considerando a atual frotas da cidade, de 12,2 mil veículos, qual é o serviço mais procurado. “Entre o emplacamento de veículos novos ou transferência, é notável que acontecem mais transferências. No posto, fazemos todos os serviços relacionados ao veículos, apenas não fazemos liberação de automóveis apreendidos, remarcação de chassis e vistoria para liberação de circulação escolar”, finaliza.

Licenciamento – Já está em andamento o calendário de pagamento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV-e) 2023 no Paraná. O documento é obrigatório para circulação e a taxa é de R$ 90,94. A guia para quitação do tributo pode ser emitida no portal do Detran ou do aplicativo Detran Inteligente. O prazo para pagar o licenciamento anual vence de acordo com o final das placas. Veículos com placas de finais 1 e 2 devem ter o licenciamento quitado em setembro; placas que terminam com 3, 4 e 5, em outubro; com final 6, 7 e 8, em novembro; e com final 9 e zero, o prazo vence em dezembro.

Frota de veículos. Arte: O Regional
Frota de veículos. Arte: O Regional



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email