O suleste do Paraná teve um considerável número de mortes no trânsito no ano passado. Os homicídios culposos no trânsito durante os doze meses de 2012 na região totalizaram 56. Os dados são do relatório estatístico criminal, feito pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
A cidade onde houve o maior número de registros desta natureza foi Fazenda Rio Grande, com 11, seguida de perto por Mandirituba, onde foram 10 mortes. Quitandinha não ficou muito atrás, foram nove, enquanto que na Lapa foram oito e em Rio Negro 7. Campo do Tenente e Contenda tiveram quatro homicídios culposos cada. Piên teve dois e Agudos do Sul apenas um registro. A única cidade onde não foi anotado nenhum caso deste tipo em 2012 foi Tijucas do Sul.
O levantamento também mostra os meses do ano onde houve o maior número de homicídios culposos no trânsito. O mês de abril foi o mais violento do ano passado na região, com dez mortes. Por outro lado, os meses com menos registros foram janeiro, setembro e dezembro, com três em cada.
Foram levados em consideração nestas estatísticas os homicídios culposos, quando não há intenção de matar. Não significa todas as mortes do trânsito. Foram contabilizados os homicídios do trânsito em cidades e rodovias estaduais e federais.
Boa parte destes acidentes acontecem na BR-116, onde a população reinvindica duplicação. Já nas PR’s, a solicitação é acostamento.