terça-feira, 13
 de 
maio
 de 
2025

Pesquisa revela que região está melhorando índices na área social

Rio Negro/Foto:O Regional Uma nova pesquisa foi divulgada recentemente em relação ao desempenho das cidades, mostrando que, na região, a maioria delas vem evoluindo. Desta vez, o estudo trata da cobertura social. É o Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), divulgado pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com dados referentes a 2010.
Segundo o estudo, o destaque na região é o município de Rio Negro, cujo ISDM é de 5,62; depois vêm Fazenda Rio Grande e Piên, que estão com média de 5,37. Na outra ponta, com a menor média do suleste, está Campo do Tenente, com 4,70; Agudos do Sul tem ISDM 2010 de 4,71.
Na comparação com os dados de 2000, duas cidades da região caíram no índice na década. Rio Negro, mesmo à frente das demais, é uma delas, juntamente com Mandirituba; ambas recuaram 0,2%. Enquanto isso, quem mais evoluiu entre 2000 e 2010 foi Tijucas do Sul, que avançou 6,2%.
O ISDM 2010 do Paraná foi de 5,51 e o do Brasil 5,0. A maior parte das cidades da região está acima da média nacional e abaixo da estadual. O estudo é baseado em habitação, renda, trabalho, educação, saúde e segurança, com dados do IBGE e dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email