Tijuquense Anna Flávia Leprevost Bueno levou o nome da cidade ao Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo, realizado na última semana
A jovem Anna Flávia Leprevost Bueno levou o nome da cidade de Tijucas do Sul ao 4º Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo, realizado em João Pessoa (PB), entre os dias 18 e 20 de maio. O evento foi promovido pelo Instituto Planett/Observatório do Cicloturismo, do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Transportes da UFRJ.
Entre as pautas do encontro estiveram o turismo de base comunitária (TBC), turismo criativo, novas mídias e tecnologias associadas ao turismo e bicicleta, planejamento regional, planejamento urbano e planejamento ambiental.
Anna conta que começou a estudar o cicloturismo no município quando precisava de um tema para sua monografia para o curso de Turismo, em meados de 2022. “Como já estagiava na Secretaria de Turismo e Meio Ambiente da prefeitura, lembrei de uns documentos que já tinha conhecimento sobre um projeto de cicloturismo desenvolvido pelo departamento de Turismo em conjunto com a sociedade civil. Esse projeto engloba cinco rotas de cicloturismo espalhadas por Tijucas do Sul com diferentes níveis de elevação, distância e dificuldade. A partir disso que a ideia de analisar o cicloturimo do município foi pensada em conjunto com minha professora orientadora, Clarice Bastarz do Curso de Turismo da UFPR”, detalha.
Segundo a jovem, a partir do desenvolvimento da monografia, a orientadora de seu trabalho acadêmico já havia comentado sobre a submissão do documento no evento. “Quando ocorreu a banca qualificadora da monografia, o professor Luiz Saldanha, que participou como parte da banca, enfatizou a importância do trabalho e como seria interessante submetê-lo ao evento em questão. O professor é parte do Instituto Planett que criou o evento e esteve diretamente envolvido na organização do mesmo. Dessa forma, pode-se dizer que fui convidada a submeter o trabalho para apresentá-lo em João Pessoa”, lembra Anna, detalha que no Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo foram apresentados dois artigos científicos. “Um discorreu sobre a oferta de cicloturismo existente no município e os marcos legais que ordenam a atividade e abrangem Tijucas do Sul. O outro artigo tratou do perfil do cicloturista de Tijucas do Sul, onde foi realizada uma pesquisa através da aplicação de questionário a ciclistas para entender a demanda de cicloturistas que visitam a cidade. Ambos os artigos são parte da análise do cicloturismo que realizei na monografia”, comenta.
Por fim, Anna enfatiza que a experiência de participar de um evento de tamanha importância e falar sobre o município onde nasceu foi gratificante. “Vários apontamentos sobre a potencialidade de Tijucas do Sul para com o cicloturismo foram feitos, evidenciando também o cicloturismo em alta no Estado do Paraná. Como contribuições, além da experiência incrível de visitar a Paraíba e conhecer grandes pesquisadores do Turismo, não posso deixar de falar da importância dessa ação para meu currículo acadêmico e da inserção do nome de Tijucas do Sul junto a outros municípios do Brasil inteiro através das apresentações que realizei e as publicações dos artigos na revista do evento que ocorrerão em breve. Tenho muito a agradecer aos professores que tornaram possível essa conquista, à prefeitura de Tijucas do Sul que disponibilizou os documentos que utilizei no trabalho e aos meus familiares e amigos que incentivaram e apoiaram a iniciativa”, conclui.