Texto avançou em segundo turno de votação na sessão plenária. Dia Estadual do Terço dos Homens será celebrado em 8 de setembro
Prevista para ser comemorado em 8 de setembro, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, na última terça-feira, em segunda discussão, a criação do Dia Estadual do Terço dos Homens. O texto, de autoria do deputado estadual Marcio Pacheco (Rep), obteve parecer favorável, por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O texto segue para a terceira discussão e, na sequência, para sanção do governador Ratinho Junior. A data pretende homenagear o movimento cristão de oração.
Segundo Pacheco, o movimento Terço dos Homens tem um grande significado no fortalecimento da fé católica, sendo uma oportunidade de maior participação dos homens em suas paróquias e comunidades. “A fé move montanhas; faz o impossível acontecer. A oração do terço é uma arma poderosíssima para o crescimento e fortalecimento na fé, na esperança e na caridade. Sabemos que só Deus pode nos preencher plenamente e a oração é o canal de conexão do homem e da mulher a Deus. Assim, a conexão com Deus nos faz pessoas melhores. Em meio a tantas desordens e turbulências do dia a dia, incentivar a oração é promover a paz e o amor na sociedade”, enfatiza.
Movimento da igreja católica, o Terço dos Homens consiste na reza de um grupo de mistérios do rosário (terço) semanalmente, por um grupo de homens leigos, chamados de tercistas, em paróquias ou centros comunitários. O dia 8 de setembro tem grande relevância para os católicos pois é o Dia da Natividade de Nossa Senhora.