Programa #pordentrodaAssembleia prevê a distribuição gratuita de uma revista com passatempos e jogos, que mostram como funciona a casa legislativa de forma didática e divertida
O programa #pordentrodaAssembleia, nova ferramenta de comunicação para despertar o interesse da população sobre o papel do poder legislativo foi lançado na última segunda-feira pela Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa prevê a distribuição gratuita de uma revista com passatempos e jogos, que mostram como funciona o legislativo estadual de forma didática e divertida.
Além de cruzadinhas, as informações estão em caça palavras, código secreto, embaralhadas, siga as linhas, risque as letras, jogo dos erros entre outros passatempos. Nas 20 páginas da revista, estão jogos que ensinam como nasce uma lei, o papel dos deputados estaduais, as expressões usadas durante a votação de projetos, além dos programas desenvolvidos pela Assembleia, como a Escola do Legislativo, Parlamento Universitário e o aplicativo Agora é Lei no Paraná, e a Procuradoria da Mulher, que também é destaque na publicação, com a divulgação de e-mail e telefone para receber denúncias de casos de violência contra a mulher.
O presidente da Alep, deputado Ademar Traino (PSD) destaca que o objetivo é inovar na comunicação e incentivar as pessoas a conhecer o legislativo para que participem mais ativamente nas decisões que impactam diretamente a vida dos paranaenses. “Temos pesquisas que mostram ainda um grande desconhecimento da maioria da população sobre o papel do Legislativo. A revista é mais uma ferramenta de comunicação que estamos criando para que as pessoas conheçam mais sobre a Assembleia e que possam se divertir enquanto aprendem”, afirma.
Para o o primeiro secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), a ação busca também dar mais transparência às atividades da casa. “É mais uma ação que estamos promovendo no intuito de ampliarmos a modernização e a transparência do poder legislativo. É de extrema importância nos aproximarmos cada vez mais dos paranaenses e o projeto Assembleia Itinerante, com suas ferramentas e ações, faz com que o cidadão tenha acesso aos trabalhos desenvolvidos pela casa”, enaltece.
A revista que faz parte do programa #pordentrodaAssembleia é baseada na publicação Coquetel, que existe desde 1948, quando foi lançada a primeira revista de palavras cruzadas no país. O material educativo será entregue a todos que participam das visitas guiadas na Assembleia, nas interiorizações da Assembleia Itinerante, nos eventos, solenidades e audiências públicas realizadas na casa.