segunda-feira, 25
 de 
novembro
 de 
2024

Encenações da Paixão de Cristo marcam celebração da Sexta-feira Santa

Encenação foi realizada em Rio Negro e levou emoção aos fiéis presentes. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio Negro
Teatro foi realizado em Rio Negro e levou emoção aos fiéis presentes. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio Negro
Grupos e movimentos da Igreja Católica estão engajados na realização de teatros e encenações da Via Sacra

Momentos de reflexão, penitência, confissões e celebrações vêm marcando a Semana Santa em toda a comunidade católica, que se prepara para vivenciar uma das datas mais importantes do calendário cristão, a Páscoa. As tradicionais encenações da Paixão de Cristo e Via Sacra também estão na programação das paróquias locais.

No último domingo, por exemplo, o grupo Jovem Talento, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Rio Negro, levou emoção aos fiéis que acompanharam o Teatro da Paixão. Nesta sexta-feira, outros grupos e movimentos realizarão os eventos religiosos em toda a região.

Um dos momentos que devem marcar a comunidade católica local é a tradicional Caminhada ao Morro da Santa Cruz, em Campo do Tenente, que, segundo o padre Sérgio Barbosa do Amaral, é um caminho de fé e proximidade com a natureza. “É um momento de reflexão com Deus e de agradecer por tantas graças recebidas. Queremos convidar toda a população para a 21ª Caminhada ao Morro da Santa Cruz, que acontecerá a partir das 6 horas”, destaca.

Em Piên, a juventude também está engajada em levar à comunidade a dramatização dos últimos momentos de Jesus até sua crucificação, como detalha Nathalia Melenek, membro da organização. “É uma alegria muito grande ter a oportunidade de demonstrar algumas passagens da vida de Jesus e sua morte. Temos a graça de ter jovens de todas as comunidades de Piên, unidos por esse propósito, cada um usando do seu talento e do seu tempo para esse teatro. Temos novidades nesse retorno pós pandemia e isso nos anima. O teatro será a partir das 19h30, na cancha de rodeios do Parque Municipal de Eventos”, detalha. Também haverá a encenação, às 19h30, na comunidade de Lageado.

Para Rosimara Gonçalves de Medeiro, que está na organização da encenação em Mandirituba, retornar com as atividades após três anos de paralisação é uma forma de expressar o amor de Jesus pela humanidade. “Encenar a sua paixão leva-nos a refletir como é grande o amor de Cristo por nós e como ele sofreu para nos salvar da escuridão das trevas. Na equipe deste ano, temos pessoas leigas que se colocam à serviço da igreja e que estão na expectativa de chegar aos corações de quem irá assistir ao teatro, com uma mensagem de amor e esperança, sendo encenado do momento de lava pés até a paixão e morte de Jesus, e no final teremos a ressurreição. A paróquia Senhor Bom Jesus, junto com o padre João Maria e a equipe do teatro, irá fazer o melhor para que esta mensagem de amor chegue ao coração de todos. Fica o convite para que nesta sexta-feira, às 18h30, venham assistir o teatro que será encenado na Avenida Brasil, próximo à igreja matriz”, convida.

Em Quitandinha, o teatro será às 19 horas, na Matriz, enquanto nas demais paróquias, haverá a encenação da Via Sacra após celebração e procissão, conforme programação divulgada nas redes sociais.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email