sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Com meta de vacinar 4,6 milhões de pessoas, Paraná começa campanha contra a gripe

Paraná dá início à campanha de vacinação contra a gripe. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Paraná dá início à campanha de vacinação contra a gripe. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Campanha é nacional e está prevista para começar em 10 de abril, mas foi antecipada no Estado, buscando prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças respiratórias, evitando novos óbitos e sobrecarga do sistema de saúde

O Paraná deu o pontapé a 25ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A aplicação das primeiras doses na manhã desta terça-feira, em Curitiba, marcou o início da ação, que pretende vacinar 4,6 milhões de paranaenses, atingindo os 399 municípios.

A campanha nacional começa em 10 de abril e no Paraná foi antecipada com o propósito de prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças respiratórias, evitando novos óbitos e sobrecarga do sistema de saúde.

Adriano Baggio, de 52 anos, faz parte do grupo de pessoas com comorbidades e apontou que a proteção com a dose já garantiu vários anos sem gripes ou resfriados. “Sempre tomei a vacina e não me lembro, desde então, de pegar uma gripe forte. É importante, muito importante não deixar de tomar a vacina”, enfatizou.

Presente na cerimônia de abertura da campanha, o secretário de Estado da Saúde, César Neves, destacou a efetividade da vacina. “A campanha é nacional e está prevista para começar em 10 de abril, mas antecipamos o início no Paraná. Já estamos vacinando alguns grupos com a dose bivalente contra a Covid-19 e assim aproveitaremos a ocasião para dobrar a proteção. Além disso, o clima começa a mudar no outono e não queremos que as doenças respiratórias se desenvolvam para formas graves”, disse.

Diferente dos anos anteriores, a campanha será em uma só etapa, com todos os 18 diferentes grupos elencados, simultaneamente, pelo critério do Programa Nacional de Imunizações.  No evento o secretário antecipou que haverá uma nova ação estadual a favor da vacinação, o “Dia D”, que ocorrerá em todo Estado, em 15 de abril, com a colaboração e apoio de todos os municípios.

Grupos prioritários – São alvos da campanha crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas com mais de 60 anos, além dos povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, integrantes das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Todos os que pertencem aos grupos podem receber a dose gratuitamente nas salas de vacinação de todo o Estado.

A vacina é trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, sendo composta pelo vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria).



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email