sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Assembleia Itinerante vai ouvir demandas da população no interior do Estado

Projeto Assembleia Itinerante foi anunciado oficialmente pela Alep. Foto: Valdir Amaral/Alep
Projeto Assembleia Itinerante foi anunciado oficialmente pela Alep. Foto: Valdir Amaral/Alep
Inciativa aproximar os parlamentares da população, recebendo propostas, iniciativas, sugestões e demandas de todas as regiões paranaenses busca As exposições agropecuárias de Londrina, em abril, e Maringá, em maio, serão pioneiras na ação itinerante

Anunciado oficialmente na última segunda-feira pela mesa executiva, o projeto Assembleia Itinerante vai rodar os principais municípios do interior do Paraná, levando o trabalho do legislativo para os grandes eventos populares do Paraná.

A iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) busca aproximar os parlamentares da população, recebendo propostas, iniciativas, sugestões e demandas de todas as regiões paranaenses. O programa faz parte uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo poder legislativo, como a realização de concurso público, também anunciado nesta segunda-feira.

De acordo com presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o projeto vai servir para a aproximação entre a Casa e a população e o setor produtivo. “Na prática, vamos organizar reuniões com entidades representativas para que estes possam sugerir e apresentar propostas e iniciativas das regiões. Queremos absorvê-las e fazer os encaminhamentos para a esfera governamental”, disse Traiano, detalhando a dinâmica das ações. “Com o Assembleia Itinerante pretendemos interiorizar a Assembleia. Vamos iniciar por Londrina e na sequência passaremos pelas grandes cidades do Paraná. Além disso, temos vários Títulos de Cidadania Honoraria para serem entregues. Vamos aproveitar para ouvir a sociedade e fazer a entrega destes títulos. São pessoas influentes do interior do Estado. Queremos estar mais perto da população”, completou.

O primeiro secretário da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou a importância de se aproximar o trabalho dos deputados das demandas da população. “O projeto da Assembleia Itinerante é muito importante. Às vezes, o cidadão não tem acesso aos trabalhos desenvolvidos pelos deputados dentro do Parlamento Estadual. A interiorização vai dar oportunidade para que os moradores de uma região leve sua sugestão, sua cobrança, sua crítica. Também poderá indicar um projeto de lei interessante e, sobretudo, cobrar uma ação que não aconteceu, seja uma obra que está parada ou a duplicação de uma rodovia. Quem é o elo do Governo do Estado com os prefeitos? É o deputado estadual. A maioria dos deputados é municipalista, que estão presentes nas cidades. É muito importante para essa Casa ouvir a população do Paraná”, apontou.

Para a segunda secretária, deputada Maria Victoria (PP), a ideia é aproximar cada vez mais a Assembleia Legislativa da população. “O Assembleia Itinerante nos permite ouvir mais de perto as demandas dos paranaenses, sobretudo, daqueles que moram no interior. Começaremos na ExpoLondrina em abril e temos programado uma ação na Expoingá. Inclusive, já entrei em contato com a Sociedade Rural de Maringá sobre a possibilidade de fazermos uma sessão plenária durante a Feira”, detalhou.

Além do atendimento presencial no interior do Estado, ouvindo diferentes segmentos e recolhendo sugestões, a Assembleia também fará a entrega títulos de menção honrosa a pessoas de destaque na região.

As exposições agropecuárias de Londrina, em abril, e Maringá, em maio, serão as primeiras a receber a proposta. O intuito é que em cada mês do ano a sede do legislativo estadual seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios paranaenses, criando assim um canal direito entre a sociedade e o legislativo.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email