Nesta etapa do projeto, está aberta a consulta pública para as ações que farão parte do plano
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Pinhais, por meio do Departamento de Gestão SUAS, e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, elaboram o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Pinhais. Neste momento, está disponível a consulta pública para levantamento de demandas e ações a serem incluídas no Plano.
A consulta tem o objetivo de ampliar a participação da comunidade e garantir a representatividade dos diversos públicos de mulheres. A participação na consulta poderá ser online ou presencialmente com formulários disponibilizados nos serviços públicos municipais (CRAS, Centro da Juventude, Centro de Convivência do Idoso – CCI e unidades de saúde), além da sociedade civil de mulheres.
De acordo com a pasta, o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Pinhais é um importante instrumento de gestão e planejamento que objetiva subsidiar políticas públicas para as mulheres do município, estabelecendo diretrizes, metas, bem como a implementação de ações que visem assegurar os direitos do púbico feminino, combatendo as formas de discriminação e violência, além de promover as mudanças necessárias para garantir o respeito, igualdade de direitos e cidadania das mulheres.
A primeira etapa da construção do plano contou com um estudo situacional, com o objetivo de reunir e disponibilizar dados e indicadores que permitam conhecer a situação da população feminina de Pinhais, servindo de base para a definição de ações do poder público para esse segmento.