Texto institui o 1º de setembro como Dia do Tropeiro no município foi aprovado pela câmara de vereadores
A câmara de vereadores de Campo do Tenente aprovou, na última semana, o projeto de lei que estabelece 1° de setembro como ‘Dia do tropeiro’ no município. A iniciativa foi do prefeito Weverton Vizentin, assessorada pelo secretário de Administração, Márcio Assad, que enviou para a câmara o texto.
O projeto explica que o Dia do Tropeiro em Campo do Tenente terá como objetivo de manter viva a tradição do tropeirismo, já que a cidade fez parte do caminho das tropas, onde os tropeiros passavam durante suas viagens que saíam de Cruz Alta (RS) com destino à Sorocaba (SP).
Ainda de acordo com o texto, no calendário municipal de eventos, a data buscará realizar atividades de reflexão para sensibilizar a sociedade quanto à importância da cultura e das ações existentes no município realizado pelos tropeiros e promover ações de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento e conhecimento cultural relacionado ao tema.
No Dia do Tropeiro poderão ser promovidas pelo poder público atividades como palestras, exposições, passeios, desfiles e apresentações artísticas, especialmente nas escolas.