Você já deve ter se perguntado, ao menos uma vez na vida, sobre qual será o futuro da nossa humanidade? Se a resposta for sim, você está no caminho certo. Isso porque, é preciso ter essa preocupação, para que possamos tomar atitudes coerentes que possam garantir que nossos filhos, netos, bisnetos e a geração futura possam ter uma vida segura, saudável e correta.
E essas atitudes começam cedo, ainda na infância.
Há uma necessidade imensa de apresentar às nossas crianças sobre a importância de olhar para o outro, de acolher as necessidades alheias, de ser gentil. Essas práticas vão desde ajudar um colega na escola que talvez não tenha entendido aquela explicação em sala de aula até o cuidado com o meio ambiente.
E quando se trata de meio ambiente, é imprescindível entender que nosso planeta pede socorro. Não podemos deixar os lixos tomarem conta dos rios, não podemos permitir que nossas matas sejam eliminadas. Podemos e devemos cuidar do ambiente ao nosso redor, plantando árvores, cuidando dos animais, separando o lixo adequadamente.
E nesta construção de um mundo melhor e uma vida mais próspera precisamos refletir ainda sobre como estão sendo nossas atitudes como cidadãos. E essa questão envolve muito além da prática do exercício do voto na época de eleição ou de se envolver nas atividades políticas. Ser cidadão, com seus direitos e deveres, abre as portas para respeitar o próximo, ajudar no desenvolvimento da cidade, praticar doação, fiscalizar o que acontece no espaço que você habita, propor boas práticas, estabelecer relações de bom convívio e não se omitir nas ações que têm impacto com o presente e o futuro.
Claro, o olhar para o futuro também sinaliza um olhar interno. Ao dizer isso, devemos pensar no que estamos consumindo, vendo, lendo, ouvindo. Você pode começar pensando em si próprio. Por exemplo, estou tomando água diariamente? Minha alimentação é balanceada? Tenho tirado um tempo para cuidar do corpo? Procuro fazer algum tipo de lazer? Se a resposta for sim, este é o caminho.
E paralelo a esse cuidado se si próprio, vem o cuidado com o que está a nossa volta. A nossa casa, a nossa rua, o nosso bairro, a nossa cidade. O que não podemos é nos acomodar e deixar que o mundo seja tomado por atitudes negativas. O futuro está ali e só depende de nós torná-lo bom e positivo.