Grupo de tropeiros está refazendo o ‘Caminho das Tropas’. Comitiva saiu de Cruz Alta (RS) e segue para Sorocaba (SP)
Um momento especial foi vivenciado pelas cidades de Rio Negro e Campo do Tenente, na última semana. Uma comitiva de tropeiros, que está refazendo o chamado ‘Caminho das Tropas’, vindo do Rio Grande do Sul com destino a São Paulo, passou pelos dois municípios.
Composto por quatro tropeiros e 13 muares, o grupo iniciou o trajeto no último dia 1º de setembro, saindo de Cruz Alta (RS) e segue para Sorocaba (SP), com cerca de 1.700 quilômetros de percurso e é uma iniciativa liderada pela Associação dos Tropeiros de Assis (SP). A comitiva passou por Rio Negro na última sexta-feira, enquanto em Campo do Tenente foi recebida no sábado, sendo acompanhada por cavaleiros e tropeiros da região e recepcionada com homenagens.
Em Campo do Tenente, por exemplo, acompanhados pelo prefeito Weverton Vizentin e pelo tropeirista Márcio Assad, secretário de administração e finanças, os tropeiros receberam a homenagem em prol de seus atos de tradicionalismo, com a leitura e assinatura do projeto de lei n° 045/2022 para envio à câmara de vereadores para apreciação e votação, que institui ao município de Campo do Tenente, como data comemorativa municipal o dia 1º de setembro alusivo e comemorativo ao Dia do Tropeiro, que passa a fazer parte do calendário municipal de eventos.
Após a estadia na região, o grupo retomou o trajeto, que tem duração prevista de 32 a 35 dias, conforme as condições da viagem.