Programa tem o objetivo de oportunizar a recuperação da aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano
A Secretaria de Educação de Rio Negro entregou, na última semana, a segunda apostila do Programa SUPERação para os alunos da rede municipal de ensino. Ao todo, foram 4 mil apostilas destinadas aos estudantes do 1º ao 5º ano.
O material abrange conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e será utilizado ao longo do segundo bimestre do ano letivo. As apostilas do Programa SUPERação são produzidas pelos próprios professores da rede de ensino do município.
Conforme a Secretaria de Educação, o Programa SUPERação é uma ferramenta que visa oportunizar a recuperação da aprendizagem, priorizando ações qualitativas na educação, com foco no Letramento em Leitura e Escrita e Letramento Matemático. A pasta descreve que a inciativa atua em forma de reforço escolar simultâneo a todos os alunos do Ensino Fundamental e que para sua execução há três frentes de atuação de maneira articulada: aquisição de material didático específico para o aluno e para o professor; formação continuada, nas modalidades presencial e à distância; acompanhamento e verificação do rendimento das turmas no percurso do projeto.
O conteúdo abordado em sala durante a ação, de acordo com a Secretaria, é direcionado para as habilidades apontadas como não desenvolvidas ou em desenvolvimento, segundo os resultados das avaliações diagnósticas no ano de 2021. O Programa SUPERação é desenvolvido todas as terças e quintas-feiras.
O projeto prevê ainda ações de Formação Continuada para a equipe de professores responsáveis por mediar as aulas das turmas. Professor regente e Coordenador Pedagógico passam por capacitação mensal, sendo dividida entre presencial e à distância, abordando conteúdos do período correspondente, a metodologia a ser utilizada e os materiais relacionados.