Valores das tarifas nas cinco praças de pedágio da Arteris Planalto Sul serão reajustados. Decisão autoriza a revisão dos preços em 10,74%. Novas tarifas na BR-116 entram em vigor neste domingo (20) nas praças de cobrança, dentre elas as de Fazenda Rio Grande e Rio Negro.
Quem trafegar pela BR-116 neste domingo (20) já sentirá as diferenças nas tarifas de pedágio no trecho sob concessão da Arteris Planalto Sul. A partir desta data serão cobrados valores já reajustados. Segundo a concessionária, a decisão foi publicada no Diário Oficial da União do dia 18 de fevereiro e autoriza a revisão dos valores em 10,74%, com base na evolução do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os novos valores entram em vigor a partir da zero hora nas cinco praças de pedágio da concessão, dentre elas as localizadas no trecho paranaense em Fazenda Rio Grande e Rio Negro. A tarifa básica, para automóveis, passa a ser de R$ 6,90.
A Arteris informa que até 2021 já investiu cerca de R$ 1,7 bilhão na BR-116 no trecho da concessão, de Curitiba a Capão Alto, destacando a duplicação de 25,4 quilômetros da capital paranaense até Mandirituba, entre outros investimentos. A concessionária enfatiza ainda que reduziu em 24,64% o número de acidentes na rodovia e mais de 40% as fatalidades no trecho concedido, explicando que isso se deve às melhorias efetuadas e às campanhas de fiscalização e conscientização realizadas em parceria com a Polícia Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A Arteris destaca também que realizou mais de 46 mil atendimentos a motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.
Confira a tabela com os novos valores.