Forte chuva registrada na cidade de Tijucas do Sul no fim do ano passado causou prejuízos principalmente na agricultura
A forte chuva de granizo que atingiu a cidade de Tijucas do Sul no final do ano passado ocasionou em uma série de estragos na agricultura local. Diante dos prejuízos, uma reunião entre o prefeito Altair Gringo, vice-prefeito Claudemir Rocha, vereadores, representantes da prefeitura e de entidades públicas e privadas, foi realizada na última terça-feira.
Np encontro, foi abordada de que forma ajudar os agricultores que foram acometidos pela chuva de granizo. Os presentes estiveram concentrados em elaborar um plano de ação para minimizar o impacto que a agricultura sofreu, em uma estimativa de prejuízo em torno de R$ 40 milhões, podendo ultrapassar esse grande valor.
O prefeito Gringo, sensibilizado com o acontecido, lamentou o prejuízo que ocorreu no município. “As perdas foram muitas, principalmente nas lavouras. É sofrido e árduo para o agricultor, e foi triste ver que muitos investiram suas economias e acabaram perdendo este valor, não tendo condições de, sozinhos, alavancar a próxima safra”, afirmou.
O vice-prefeito Claudemir Rocha comentou a atuação da municipalidade, acompanhada de voluntários, para atender as demandas. “Nossa equipe juntamente com voluntários, não mediu esforços para atender a população, infelizmente a destruição foi tamanha, que ainda não conseguimos ajudar a todos, tivemos que priorizar as famílias em vulnerabilidade. Recebemos o apoio da Defesa Civil do Estado, igrejas, Rotary Club Tijucas do Sul e empresários, que assim como a Prefeitura, doaram telhas, colchões e alimentos, para que mais famílias pudessem amenizar os impactos ocasionados pelo granizo. Contudo, agradecemos a Deus por não termos vítimas fatais, foram somente prejuízos materiais”, disse.