sexta-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2024

Viaturas sem combustível e PM’s com dificuldade para atender a população

Viatura da Policia/Foto: Jornal O RegionalA falta de estrutura adequada para o serviço de policiamento na região suleste paranaense já é um assunto há muito tempo debatido. A segurança pública é de competência do estado; as prefeituras fazem o que podem para contribuir, além, é claro, de constantemente reivindicar melhorias junto à esfera estadual.
São apontados problemas como baixo efetivo de policiais e número pequeno de viaturas. Agora, segundo apurado na região, outra dificuldade é que, nas viaturas disponíveis, vem sendo difícil colocar combustível. Isto porque para alguns destacamentos, as informações são de que o estado não vem repassando os recursos aos postos licitados nos municípios ou já se esgotou a cota licitada, necessitando assim realizar novos e burocráticos processos.
Para não ficar à mercê da falta de combustível, há viaturas de destacamentos da região que precisam ser levadas para serem abastecidas na sede da companhia, na Lapa. São dezenas de quilômetros.
Assim, além dos municípios ficarem desguarnecidos de alguns policiais por algumas horas, o próprio deslocamento já consome boa parte do combustível. Alguns destacamentos também se veem obrigados a reduzir as rondas, economizando combustíveis para atendimento a ocorrências e emergências.
Há outros municípios, em situação semelhante, que já há cerca de um mês os policiais estão precisando se deslocar até São José dos Pinhais. Eles precisam monitorar bem o marcador para garantir que haja combustível suficiente para chegar ao local de abastecer. O fato é que a Polícia Militar depende da viatura para realizar seus serviços. Isto vale tanto para atender aos chamados da população como para as rondas tão necessárias na prevenção. A expectativa é de que a situação esteja normalizada nos próximos dias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email